Questões de Indústria brasileira (Geografia)

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As alternativas sustentáveis, viáveis e imediatas para viabilizar o aumento da eficiência do modal rodoviário brasileiro incluem

  • A o alargamento das rodovias, para que comportem mais carros.
  • B a construção, nas grandes cidades, de ciclovias para a população.
  • C o investimento no transporte público de massa, rodoviário e metroviário.
  • D o subsídio estatal dos combustíveis, a fim de universalizar o transporte particular.
  • E o desenvolvimento da biomassa, que reduzirá a poluição atmosférica urbana.

No Brasil, o ambiente desfavorável não surgiu do dia para a noite, mas foi construído ao longo de anos. O grande problema é que o setor depende fundamentalmente do Estado. Nos anos 1970, o setor industrial no Brasil tinha um forte investimento estatal e o setor privado se beneficiava desses incentivos estatais, o que hipertrofiou o setor. Com o passar dos anos, o Estado foi perdendo sua capacidade de financiar a indústria e houve o declínio.
Internet: <jornal.usp.br> (com adaptações).

O texto precedente refere-se

  • A aos dois circuitos da economia da teoria de Milton Santos.
  • B a abundância de mão de obra técnico-científica ou qualificada.
  • C a falta de investimento do Estado no setor terciário da economia.
  • D ao aumento da rentabilidade lucrativa do capital financeiro.
  • E aos anos de processo de desindustrialização do Brasil.

Segundo os dados do portal da Indústria (2019), o estado de São Paulo é responsável por cerca de 29% do Produto Interno Bruto industrial do Brasil e por cerca de 30% da força de trabalho industrial do país.
Sobre o processo de industrialização do estado de São Paulo, analise as informações a seguir.

I. A cidade de São Paulo se transformou no principal polo industrial do país na primeira metade do século XX.
II. A indústria automobilística se manteve concentrada na capital do estado até a primeira década do século XXI.
III. A descentralização industrial seguiu os eixos rodoviários que ligam a Grande São Paulo às cidades médias do interior.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Considere os itens abaixo sobre a história da industrialização brasileira e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A indústria no Brasil é bem antiga se comparada à de outros países, pois teve seu grande auge de desenvolvimento já no período colonial.
II. Até à primeira metade do século XX o Brasil dependeu exclusivamente da economia agrícola
III. Até à primeira metade do século XVIII o Brasil dependeu exclusivamente da economia agrícola, tornando-se m pioneiro da Revolução Industrial no início do século XIX.

  • A Apenas o Item I está correto.
  • B Apenas o Item II está correto.
  • C Apenas o Item III está correto.
  • D Apenas os Itens I e II estão corretos.
  • E Apenas os Itens II e III estão corretos.

“A Zona Franca de Manaus é uma área de livre comércio de importação e de exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de promover o desenvolvimento regional, através da criação de um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento.”

Sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), analise as afirmativas a seguir.


I. Permitiu a constituição de um sofisticado parque industrial na região, com a instalação de grandes empresas e a adoção das melhores práticas competitivas.

II. Promoveu o crescimento da renda per capita acima da média nacional, o que reduziu a diferença de renda per capita entre o Amazonas e os estados mais ricos do país.

III. Afetou positivamente a força de trabalho empregada na indústria de transformação, porque, na região que ela impacta, os rendimentos do trabalho são maiores.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.