Questões de Industrialização (Geografia)

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Leia o trecho a seguir:
“Um dos segredos do sucesso do Japão no século XX foi a adoção de uma nova forma de organização [da produção], criada pela indústria automobilística japonesa com o objetivo de reduzir custos e otimizar a produção. [Tal processo] se baseia na aquisição de matérias-primas de acordo com a [necessidade] de produção, criando um sistema de estoque mínimo, [diminuindo] custos de produção desde o início. O processo começa com o levantamento das encomendas finais; com base nele, faz-se o pedido de peças, que são entregues por empresas subcontratadas, no sistema [de hora certo]. Assim, no interior da fábrica, as funções de determinada etapa ficam a cargo de um grupo de operários e não somente de um trabalhador”.
Fonte: BALDRAIA, André. Ser protagonista: geografia. São Paulo. Edições SM. 2018. p. 119 (adaptado).

Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o trecho apresentado.

  • A Fordismo.
  • B Taylorismo.
  • C Keynesianismo.
  • D Toyotismo.

O esquema a seguir é uma representação do padrão de distribuição das atividades e empregos industriais e terciários ao longo de um eixo de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

FERNANDES, A. C. Identidade em ação: ciências humanas e sociais aplicadas – manual do professor. São Paulo: Moderna, 2020. p. 113 (adaptado).


O nome e a caracterização da etapa do processo de industrialização ilustrada no esquema são, respectivamente, 

  • A Deseconomia de aglomeração – descentralização espacial da produção material da indústria e manutenção da concentração da produção imaterial.
  • B Economia de aglomeração – concentração espacial das unidades industriais em polos tradicionais e desconcentração das atividades de comércio e serviço.
  • C Economia de aglomeração – consolidação da produção industrial na mancha metropolitana com melhoria da infraestrutura de transporte e flexibilização da circulação.
  • D Deseconomia de aglomeração – relocalização dos investimentos industriais com esvaziamento dos polos pioneiros e ampliação da oferta de empregos no terceiro setor.

No Brasil, o ambiente desfavorável não surgiu do dia para a noite, mas foi construído ao longo de anos. O grande problema é que o setor depende fundamentalmente do Estado. Nos anos 1970, o setor industrial no Brasil tinha um forte investimento estatal e o setor privado se beneficiava desses incentivos estatais, o que hipertrofiou o setor. Com o passar dos anos, o Estado foi perdendo sua capacidade de financiar a indústria e houve o declínio.
Internet: <jornal.usp.br> (com adaptações).

O texto precedente refere-se

  • A aos dois circuitos da economia da teoria de Milton Santos.
  • B a abundância de mão de obra técnico-científica ou qualificada.
  • C a falta de investimento do Estado no setor terciário da economia.
  • D ao aumento da rentabilidade lucrativa do capital financeiro.
  • E aos anos de processo de desindustrialização do Brasil.

As alternativas sustentáveis, viáveis e imediatas para viabilizar o aumento da eficiência do modal rodoviário brasileiro incluem

  • A o alargamento das rodovias, para que comportem mais carros.
  • B a construção, nas grandes cidades, de ciclovias para a população.
  • C o investimento no transporte público de massa, rodoviário e metroviário.
  • D o subsídio estatal dos combustíveis, a fim de universalizar o transporte particular.
  • E o desenvolvimento da biomassa, que reduzirá a poluição atmosférica urbana.

Segundo os dados do portal da Indústria (2019), o estado de São Paulo é responsável por cerca de 29% do Produto Interno Bruto industrial do Brasil e por cerca de 30% da força de trabalho industrial do país.
Sobre o processo de industrialização do estado de São Paulo, analise as informações a seguir.

I. A cidade de São Paulo se transformou no principal polo industrial do país na primeira metade do século XX.
II. A indústria automobilística se manteve concentrada na capital do estado até a primeira década do século XXI.
III. A descentralização industrial seguiu os eixos rodoviários que ligam a Grande São Paulo às cidades médias do interior.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.