Julgue o item que se segue, relativos às técnicas de redação jornalística.
O infográfico funciona como uma reportagem, pois possibilita ao leitor entender a notícia como se fosse um texto corrido.
- Certo
- Errado
Julgue o item que se segue, relativos às técnicas de redação jornalística.
O infográfico funciona como uma reportagem, pois possibilita ao leitor entender a notícia como se fosse um texto corrido.
Na produção fotográfica, a profundidade de campo de uma foto, depende:
“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.
( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.
( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.
( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Observe a imagem a seguir.
Infográficos são peças visuais explicativas e informativas constituída de elementos não verbais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, caricaturas) criados com a intenção de tornar a informação mais fácil de ser entendida. São utilizados com frequência na mídia impressa e digital e, ultimamente, têm aparecido nos telejornais. Essa linguagem está se popularizando e alguns estudiosos já tipificam os modelos, de acordo com o gênero de informação que encerram. O exemplo apresentado corresponde a um infográfico