Questões de Infografia (Jornalismo)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue, relativos às técnicas de redação jornalística.  


O infográfico funciona como uma reportagem, pois possibilita ao leitor entender a notícia como se fosse um texto corrido.

  • Certo
  • Errado

Na produção fotográfica, a profundidade de campo de uma foto, depende:

  • A Da resolução da câmera fotográfica.
  • B Da intensidade e tipo de luz disponível.
  • C Da intensidade do flash e resolução da máquina fotográfica.
  • D Da abertura do diafragma e da distância que está o objeto a ser fotografado.
  • E Da velocidade do obturador e tipo de luz.

“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016). A partir dessa reflexão, sobre o desenvolvimento do design no jornalismo, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A tecnologia proporciona a incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.

( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.

( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.

( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

  • A V - V - V - F
  • B V - F - V - F
  • C V - F - V - V
  • D V - V - V - V
Elementos gráficos são recursos que podem ser utilizados em materiais de comunicação impressos ou digitais. Sobre os infográficos, é correto afirmar que:
  • A São usados em jornais impressos, apenas.
  • B São figuras ou imagens empregadas no pé da página dos jornais impressos, somente.
  • C Tratam-se de elementos textuais, que podem ser inseridos apenas após o intertítulo.
  • D Referem-se a uma forma de representar informações técnicas como números, mecanismos e/ou estatísticas; devem ser atrativos e transmitidos ao leitor em pouco tempo e espaço.

Observe a imagem a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infográficos são peças visuais explicativas e informativas constituída de elementos não verbais (imagens, sons, gráficos, hiperlinks, caricaturas) criados com a intenção de tornar a informação mais fácil de ser entendida. São utilizados com frequência na mídia impressa e digital e, ultimamente, têm aparecido nos telejornais. Essa linguagem está se popularizando e alguns estudiosos já tipificam os modelos, de acordo com o gênero de informação que encerram. O exemplo apresentado corresponde a um infográfico




  • A hierárquico.
  • B interativo.
  • C fluxograma.
  • D organograma.
  • E linha do tempo.