Questões de Informação de Custos e sua Utilização na Gestão Pública (Contabilidade de Custos)

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Em um restaurante universitário público, a ferramenta de Gerenciamento do Custo da Qualidade seria mais eficaz em qual situação?
  • A Equalizar os investimentos da educação infantil e de ensino médio.
  • B Reduzir os gastos com a coleta de lixo reciclável.
  • C Aumentar os investimentos em laboratórios químicos.
  • D Liberação para usufruir de licença prêmio de servidor.
  • E Redução do desperdício de alimentos perecíveis.
Na elaboração de orçamentos nas universidades federais, são contemplados os recursos denominados Outros Custeios e Capital (OCC). O modelo para distribuição de recursos orçamentários de OCC entre as instituições federais de ensino superior é composto por orçamentos
  • A de manutenção e de custeio.
  • B básico e de investimento.
  • C de pessoal e de consumo.
  • D complementar e de ativos.
  • E de capital e de edificações.

Para a implantação do Sistema de Informação de Custos Aplicado ao Setor Público (SICSP), devem ser observados os atributos da informação de custos, definidos na norma NBC T 16.11. São exemplos desses atributos, dentre outros,

  • A valor social, utilidade, continuidade e representação fidedigna.
  • B relevância, verificabilidade, oportunidade e fidedignidade.
  • C oportunidade, granularidade, adaptabilidade e comparabilidade.
  • D especificidade, oportunidade, continuidade e adaptabilidade.

São ferramentas e técnicas para determinar o orçamento dos custos do projeto, EXCETO:

  • A Agregação de custos.
  • B Análise de reservas.
  • C Relações históricas.
  • D Reconciliação dos limites de recursos financeiros.
  • E Custo da qualidade.

Assinale a alternativa que apresenta atributo da informação de custos.

  • A adaptabilidade – capacidade de se amoldar ao interesse de cada tipo de usuário
  • B fidedignidade – modo de demonstração dos fenômenos de natureza econômica que prioriza a forma de apresentação
  • C especificidade – capacidade de elaboração das informações de acordo com a finalidade específica pretendida pelos usuários
  • D relevância – dimensão da importância relativa de um tipo de informação em relação às demais
  • E valor social – projeção da utilização social dos recursos privados