Questões de Informação, era do conhecimento e gestão do conhecimento (Administração Pública)

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A implementação de um sistema de acesso à informação pública tem como um de seus principais desafios vencer a “cultura de segredo” que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilização de informações públicas ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor público tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a produção e o arquivamento desse tipo de informação. A “cultura do segredo” se fortalece em virtude das seguintes percepções, EXCETO:
  • A Cabe sempre à chefia decidir pela liberação ou não da informação.
  • B Os cidadãos brasileiros não estão preparados para exercer o direito de acesso à informação.
  • C A demanda do cidadão é um problema, pois sobrecarrega os servidores e compromete outras atividades.
  • D A demanda do cidadão é vista como legítima e ele pode solicitar a informação sem necessidade de justificativa.
  • E O cidadão só pode solicitar informações que lhe digam respeito direto, pois os dados podem ser utilizados indevidamente por grupos de interesse.

A inovação tecnológica pode ser importante aliada da gestão pública. As tecnologias da informação e da comunicação, por exemplo, permitiram avanços como o chamado governo eletrônico, e sua evolução tem trazido o chamado governo digital. A recente digitalização de muitos serviços públicos incide decisivamente na qualidade e efetividade das políticas públicas.

Com relação aos possíveis impactos positivos da transformação digital dos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A redução do contato com o usuário, permitindo maior foco nos processos administrativos.

( ) Monitoramento pela sociedade da execução orçamentária e financeira em tempo real.

( ) A simplificação administrativa e a integração de serviços públicos.

( ) A ampliação da participação social por meio digital, incrementando os mecanismos de disponibilização de informações e controle social.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F, V, V e V.
  • B V, V, F e F.
  • C F, F, V e F.
  • D F, V, F e V.
  • E V, V, V e F.

Acerca do acesso à informação nos órgãos públicos, julgue o item que se segue.


O caráter confidencial, ainda que parcial, de certa informação sigilosa impede o acesso a qualquer parte do seu conteúdo, haja vista o princípio da ampla proteção das informações secretas.  

  • Certo
  • Errado
No contexto da tecnologia da informação e comunicação e com a necessidade de participação das organizações para o desenvolvimento da cidadania, surge o processo de alfabetização tecnológica e acesso aos recursos tecnológicos. Esse processo é o conceito de
  • A inclusão digital.
  • B governo eletrônico.
  • C sociedade da informação.
  • D rede de computadores.
  • E infoexclusão.

As conferências de políticas públicas são um formato utilizado para aperfeiçoar as relações entre Estado e sociedade civil e para cumprir o princípio da participação, que compõe o texto constitucional. Nesse sentido, determinado município do estado de Rondônia convocou uma conferência para discutir aspectos da política educacional municipal. Para facilitar o diálogo e permitir a apresentação de propostas como resultado do evento, a administração local deve implantar mecanismos e estabelecer procedimentos.

Considerando essa situação hipotética, julgue se os procedimentos listados nos itens a seguir, que poderão ser estabelecidos pela administração local, refletem boas práticas para uma gestão que promova a participação na administração pública.

I Escolher delegados para o evento a partir das prioridades da administração municipal, sem que se considere a diversidade do setor.

II Excluir do temário questões relativas ao orçamento da educação local.

III Convidar para mediar os grupos de discussão servidores técnicos com elevada experiência em mediação de processos semelhantes.

IV Construir uma plataforma digital para consulta e validação das propostas apresentadas.

V Organizar os participantes por ordem alfabética e, seguindo essa ordem, dividi-los em vários grupos para discussão dos temas propostos.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e V.
  • C II e III.
  • D III e IV.
  • E IV e V.