Questões de Integração Corporativa (Comunicação Social)

Limpar Busca

A ferramenta que tem a função de construir relações entre empresa e público, com o intuito de manter uma boa reputação, denomina-se

  • A relações públicas.
  • B propaganda.
  • C merchandising.
  • D marketing direto.
  • E marketing digital.
Para Margarida Kunsch, o planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta.
  • A Contribuição aos objetivos, contribuição ao lucro, facilitador de conflitos e revisão
  • B Contribuição de objetivos, função de precedência, abrangência e eficiência dos planos
  • C Desenvolvimento de objetivos, formador de regras, plano continuado e controle dos custos
  • D Função de precedência, contribuição ao lucro, controle dos custos e plano continuado

O planejamento, além de ter características, também deve adotar uma filosofia que possa servir como guia e ajude no seu processo. Daí, a importância de conhecer bem o seu ambiente atual e suas necessidades para corresponder aos objetivos. Sobre os tipos de filosofia e suas definições, analise as afirmativas a seguir.


I. Na filosofia da satisfação, adota-se uma atitude mais conservadora, que arrisca menos para atingir os objetivos.

II. Na filosofia da otimização predomina o uso de modelos matemáticos e estatísticos no processo do planejamento e há a preocupação com o equilíbrio entre os custos e os benefícios.

III. Na filosofia de adaptação predomina a busca pela inovação, e há uma preocupação com as incertezas e as mudanças sistêmicas e ambientais.

IV. Na filosofia de satisfação, preocupa-se mais com o planejamento dos recursos financeiros, com a tendência de planejar e enfrentar o futuro com base no passado.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

A comunicação organizacional é um ato complexo, que depende de muitos fatores para que seja executado e seja eficaz para os envolvidos. Sobre a comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) As barreiras da comunicação organizacional acontecem, majoritariamente, no âmbito das atividades físicas, por falta de aparelhagem ou tecnologia que possa disseminar a informação.

( ) As pessoas que fazem parte do agrupamento organizacional podem facilitar ou dificultar o processo comunicacional na organização, devido a fatores como preconceito e seus valores.

( ) O excesso de informação presente nas organizações pode dificultar o processo comunicacional.

( ) A credibilidade da fonte também interfere no processo da comunicação organizacional, e pode até se constituir como uma barreira para que a informação seja levada ao receptor .


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C F - V - V - V
  • D V - V - F - F