Questões de Interação entre Vendedor e Cliente (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

Os vendedores devem desenvolver relacionamentos estreitos e de longa duração com os clientes. Esses relacionamentos são erguidos sobre conceitos como cooperação, confiança, dedicação e compartilhamento de informações. A venda de relacionamento é diferente da tradicional venda de transações, na qual os vendedores focalizam a venda imediata e por uma só vez de algum produto. Assinale a alternativa que se refere a uma das características da venda orientada a relacionamentos.

  • A O objetivo é obter novos clientes.
  • B Busca reduzir o preço para conseguir vender.
  • C Vende para qualquer um que for um potencial comprador.
  • D Precifica visando ao lucro.
  • E Controla todos os clientes para maximizar as vendas a curto prazo.

No que se refere ao atendimento ao público e ao atendimento telefônico, julgue o item. 


Durante um atendimento telefônico em que o cliente telefonou para o setor errado, o melhor a ser feito é dar o telefone do setor correto para que ele obtenha a informação adequada.

  • Certo
  • Errado

Ao desenvolver um programa de propaganda, a gerência de marketing deve tomar, dentre as principais decisões, o estabelecimento de objetivos e orçamento, a definição da estratégia de propaganda e a avaliação da propaganda. Em relação a essas decisões:

  • A Os dois elementos principais na definição da estratégia de propaganda são a criação das mensagens e a seleção das mídias.
  • B Ao definir a estratégia de propaganda, a gerência de marketing deve selecionar a mídia baseando-se apenas no alcance que a propaganda terá.
  • C O objetivo na introdução de uma nova categoria de produto deve ser de criar uma demanda seletiva e para isso é utilizada a propaganda persuasiva, com o objetivo de convencer os consumidores a comprarem o produto imediatamente.
  • D A adoção de uma propaganda de lembrança é a mais adequada quando se deseja criar preferência e estimular a troca de marca.
  • E O orçamento é a primeira decisão ao se desenvolver um programa de propaganda.

No que se refere à capacidade de negociação, assinale a alternativa correta.

  • A A barganha integrativa tem o foco voltado para o relacionamento em curto prazo.
  • B A barganha distributiva une os negociadores e facilita o trabalho conjunto no futuro.
  • C Um exemplo clássico de barganha integrativa é a negociação salarial nas empresas.
  • D Na barganha distributiva, os interesses primários dos negociadores estão opostos um ao outro.
  • E A barganha integrativa trabalha com uma dinâmica do tipo “ganhar a qualquer custo”.

Analise os itens a seguir a respeito do Atendimento ao Público e assinale a alternativa CORRETA:


I. A cordialidade é essencial em um atendimento. Em uma ligação, ao perguntar o nome de uma pessoa, evite frases como “quem é? ”.

II. Em uma ligação com tom baixo, nunca se deve solicitar ao cliente que fale mais alto. Esta atitude pode ser tomada como evasiva e ele pode se sentir ofendido.

III. O uso de gírias é indicado em um atendimento.


Esta é uma forma de fazer com que o cliente fique mais à vontade.

  • A Apenas I está correto.
  • B Apenas I e III estão corretos.
  • C Apenas I e II estão corretos.
  • D Todos estão corretos.