Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização (Pedagogia)

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A prática _____________ procura romper com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum e favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A disciplinar
  • B conteudista
  • C interdisciplinar
  • D pedagógica tradicional
  • E intencional de conteúdos

Um dos objetivos da proposta do Currículo integrado e interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica é:

  • A integrar componentes curriculares que fomentem conhecimentos teóricos voltados para a formação geral e formação profissional para o mundo do trabalho e para o mundo das profissões.
  • B integrar componentes curriculares com conhecimentos específicos com vistas a preparação de pessoas para o mundo do trabalho e para o mundo das profissões contemporâneas.
  • C integrar disciplinas com conhecimentos que fomentem a formação e preparação profissionalizante de pessoas para uma plena atuação no mundo do trabalho contemporâneo.
  • D integrar componentes curriculares com conhecimentos que fomentem a unificação entre formação geral e formação profissional na preparação de pessoas para o mundo do trabalho.
  • E integrar na organização do currículo disciplinas com conhecimentos gerais e específicos com vistas a preparação de pessoas para a profissionalização e para o mundo do trabalho.

De acordo com Thiesen (2008, p. 545): “A discussão sobre a temática da interdisciplinaridade tem sido tratada por dois grandes enfoques: o epistemológico e o pedagógico, ambos abarcando conceitos diversos e muitas vezes complementares. No campo da epistemologia, toma-se como categorias para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigmas; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade. Pelo enfoque pedagógico, discutem-se fundamentalmente questões de natureza curricular, de ensino e de aprendizagem escolar”.
Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre a visão interdisciplinar do conhecimento.

  • A A perspectiva interdisciplinar representa uma mudança de paradigma para as questões de organização do conhecimento.
  • B A interdisciplinaridade se baseia no caráter dialético da realidade social, pautada pelo princípio dos conflitos e das contradições, movimentos complexos pelos quais a realidade pode ser percebida como una e diversa ao mesmo tempo.
  • C A interdisciplinaridade surge na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade verificada principalmente nos campos das ciências humanas e da educação: superar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento.
  • D A especialização das ciências deve-se, em parte, à influência dos trabalhos de grandes pensadores modernos como Galileu, Bacon, Descartes, Newton e Darwin.
  • E Apesar de representar uma quebra de paradigma com a visão predominante de educação, a interdisciplinaridade não tem a potencialidade de auxiliar os educadores e as escolas na ressignificação do trabalho pedagógico em termos de currículo, de métodos, de conteúdos, de avaliação e nas formas de organização dos ambientes para a aprendizagem.

O Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental aborda os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Em relação ao que está apresentado no documento sobre os referidos conceitos, assinale a afirmação incorreta.

  • A Em um trabalho pautado na interdisciplinaridade é preciso levar em consideração três condições: a área em que se insere o Componente curricular, a relação da área com as outras áreas de conhecimento e a relação da área com as outras realidades: política, cultural, social e econômica dos educandos.
  • B Embora permita um trabalho integrado entre as várias áreas do currículo, a interdisciplinaridade não garante ao processo de ensino e de aprendizagem uma dimensão diversificada, falhando em estimular os alunos a pensar de forma interdisciplinar e global.
  • C Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, o multidisciplinar e o pluridisciplinar, marcados por uma forte fragmentação, devem ser substituídos por uma perspectiva interdisciplinar e transversal.
  • D A abordagem dos temas transversais deve se orientar pelos processos de vivência da sociedade, pelas comunidades, alunos e educadores em seu dia a dia.
  • E A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar.
Quanto mais se desenvolvem as disciplinas do conhecimento, diversificando-se, mais elas perdem o contato com a realidade humana; por isso, a dissociação sempre crescente das disciplinas científicas, segundo um processo de inflação galopante, constitui a expressão de um desmembramento da realidade humana. Assim, a aproximação curricular, que pode adquirir vários matizes ou níveis multi, pluri, inter, transdisciplinar etc, e que pode ser adjetivada de várias maneiras, viria como remédio para esse mundo docente, para um mundo cuja harmonia se perdeu. Neste contexto, a interdisciplinaridade apresenta-se como protesto contra, EXCETO:
  • A O conformismo das situações adquiridas e das ideias recebidas ou impostas.
  • B A promoção de metodologias que dificultam o estabelecimento de condições para uma educação permanente ou educação ao logo da vida.
  • C Um saber fragmentado, em migalhas, pulverizado em uma multiplicidade crescente de especialidades, em que cada uma se fecha para fugir do verdadeiro conhecimento.
  • D O divórcio crescente, ou esquizofrenia intelectual, entre um saber compartimentado, dividido, setorizado, e a sociedade em sua realidade dinâmica e concreta, onde a verdadeira “vida” sempre é percebida como um todo complexo e indissociável.
  • E A unidade dos saberes, entendida como a meta ideal de todo saber que pretenda corresponder às exigências fundamentais do saber humano, e como uma necessidade para uma melhor inteligência da realidade que as ciências humanas nos fazem conhecer.