Questões de Internet Banking e Mobile Banking (Conhecimentos Bancários)

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A economia digital propiciou a criação de um modelo de negócios em que uma empresa gerencia uma plataforma digital por meio da qual diversas empresas, concorrentes ou não, ofertam e vendem produtos e serviços on-line num ambiente que se assemelha a um shopping virtual. A plataforma digital descrita acima é denominada

  • A startup
  • B marketplace
  • C fintech
  • D mobile banking
  • E internet banking

Com o avanço da digitalização dos bancos, os clientes precisam estar atentos à acessibilidade e ao uso dos canais digitais que os bancos disponibilizam. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A partir do momento em que o banco forneceu um serviço/produto para contratação em um canal digital, seja ele internet banking, mobile banking ou qualquer outro, o cliente também deve possuir acesso para cancelar esses serviços/produtos de forma digital.
  • B Os bancos são responsáveis por cancelar quaisquer serviços/produtos contratados pelo cliente por um canal digital a qualquer momento.
  • C Os bancos devem fornecer um mecanismo, preferencialmente com inteligência artificial, que atenda a todas as solicitações do cliente.
  • D O cliente tem direito de contratar qualquer serviço/produto nos canais digitais fornecidos pelos bancos.
  • E Os bancos podem aumentar o limite de cheque especial contratado por um canal digital, sem notificar o cliente.
Fintechs são empresas que
  • A funcionam com o principal objetivo de compartilhar dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
  • B prestam serviços ao BCB, notadamente a preparação de Relatórios contendo dados e informações sobre as operações de crédito e de câmbio de todas as instituições financeiras.
  • C prestam serviços ao BCB, notadamente a criação de sistemas de informações on-line que permitem o compartilhamento de dados entre diversos órgãos reguladores, como o próprio BCB, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
  • D empregam tecnologias digitais de última geração e oferecem serviços financeiros à margem do sistema bancário tradicional, estando, portanto, livres da regulação do BCB.
  • E atuam por meio de plataformas on-line, lançando inovações no mercado financeiro, mediante uso intenso de tecnologias digitais com elevado potencial de criação de novos modelos de negócios.

A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019 revelou que, entre 2017 e 2018, as transações realizadas por meio de canais digitais cresceram 16%, totalizando 60% das transações bancárias. A respeito do uso dos canais digitais, assinale a alternativa correta.

  • A O aumento das transações com movimentação financeira nos canais digitais evidencia o aumento da confiança do cliente na segurança do canal.
  • B A abertura de conta por meio de canal digital somente pode ser efetuada pelo internet banking.
  • C O mobile banking somente pode ser usado para transações sem movimentação financeira.
  • D São considerados canais digitais o internet banking, o mobile banking e os correspondentes no País.
  • E Internet banking e mobile banking são canais digitais mutuamente excludentes, ou seja, o cliente tem que informar ao banco qual canal quer usar para acessar as transações bancárias.

Quanto às diferenças entre bancos digitalizados e bancos digitais, assinale a alternativa correta.

  • A Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo.
  • B Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado.
  • C Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente.
  • D Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.
  • E Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital.