Questões de Internet das Coisas (Comunicação Social)

Limpar Busca

A Inteligência Artificial (IA) está cada dia mais presente em nossa sociedade. Machine learning, sensores e outras técnicas estão sendo aprimorados e usados por empresas na busca de venderem seus produtos/serviços. Sobre o uso da IA pelas empresas, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O uso de IA só pode ocorrer em operações online, ou seja, exclui-se o uso em lojas físicas.

( ) A IA pode ser usada na criação de roteiros de filmes publicitários, sem a necessidade de um redator humano.

( ) As análises de perfis comportamentais dos consumidores realizada por IA é um recurso que o profissional de marketing pode implantar para se obter resultados mais expressivos.

( ) Um dos recursos de IA disponíveis para o mercado e que vem sendo implantado a cada dia mais é o chatbot.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - V - F - F
  • D F - V - V - V

Um dos legados que a internet trouxe foi o investimento em novas tecnologias. Ela fez com que aparelhos eletrônicos, como TVs, notebooks, celulares e até aplicações surgissem de maneira rápida e frenética. No entanto, a tecnologia por si só não fez da internet o que ela é e representa em nossas vidas.

Neste contexto, e com base nas afirmações de Claudio Torres, assinale a alternativa que apresenta em relação ao que fez a internet se tornar o meio que é nos dias atuais. 

  • A A ciência dos dados
  • B A participação ativa e engajada das pessoas
  • C O surgimento das empresas focadas neste mercado
  • D A facilidade que ela proporciona para todos
A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
  • A Os games não são considerados ferramentas interativas para treinamentos empresariais
  • B A gamificação é uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais
  • C O uso de aplicativos não mudou desde 1990
  • D O uso de aplicativos não é algo relevante para a estratégia de marketing de uma empresa
  • E As redes sociais não são canais interativos

O termo interatividade surgiu nos anos 60 como um neologismo do termo interactivity. A interatividade consiste na capacidade de um sistema de comunicação transmitir ou receber informação e, a partir da informação recebida, transformar, evoluir ou até criar novos ambientes virtuais. Segundo os estudiosos da área, existem vários tipos de interatividade. A interatividade

  • A linear permite ao utilizador da mensagem escolher uma entre várias opções.
  • B hierárquica dá ao utilizador o sentido da sequência das ações com a possibilidade de concordar com o passo seguinte ou precedente.
  • C de suporte corresponde à possibilidade de um utilizador ser apoiado para utilizar o sistema a que está conectado por meio de mensagens e ajuda de tutoriais.
  • D reflexiva corresponde à possibilidade de o sistema gerar conteúdos atualizados em resposta às ações do utilizador.
  • E de hiperligação permite ao utilizador comparar respostas e criar relação entre elas e os seus objetivos de consulta.

Segundo Leandro Pereira Morais (www.ipea.gov.br), “o momento atual é marcado pelo avanço expansivo, permanente e irreversível da CT&I, caracterizando o que especialistas no tema chamam, por exemplo, de “indústria 4.0”. Os principais pilares dessa “indústria” são:

  • A Compartilhamento de tecnologias, Big Data Analytics e Segurança.
  • B Internet das coisas, Big Data Analytics e Compartilhamento de dados.
  • C Internet das coisas, Compartilhamento de dados e Segurança.
  • D Compartilhamento de Tecnologias, Compartilhamento de dados e Segurança.
  • E Internet das coisas, Big Data Analytics e Segurança.