Questões de ISO 9001 (Governança de TI)

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ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho. De acordo com essa norma, dois conceitos são descritos a seguir.


I. combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver e alcançar seus objetivos.

II. conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)


As descrições em I e II referem-se, respectivamente, a: 

  • A melhoria contínua e processo
  • B melhoria contínua e ação corretiva
  • C contexto da organização e processo
  • D contexto da organização e ação corretiva

Acerca de gestão da qualidade, julgue o item subsecutivo.


O objetivo do gerenciamento da rotina é tornar cada funcionário individualmente responsável por tudo o que executa, independentemente de fazê-lo em consonância, ou não, com o planejamento estratégico da organização.

  • Certo
  • Errado

Sobre a Norma ISO 9001:2008, assinale a opção INCORRETA.

  • A A concepção e a implementação do sistema de gestão de qualidade de uma organização são influenciadas, dentre outras coisas, por objetivos particulares.
  • B A Norma ISSO 9001:2008 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade em que uma organização necessita demonstrar a sua aptidão para proporcionar produto que vá ao encontro dos requisitos do cliente.
  • C Todos os requisitos da Norma ISO 9001:2008 são específicos a organizações envolvidas com Tecnologia da Informação, especificamente aquelas que desenvolvem software.
  • D A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua os procedimentos documentados, estabelecidos para o sistema de gestão de qualidade, ou referência aos mesmos.
  • E A gestão de topo deve assegurar que a política de qualidade seja apropriada ao propósito da organização e que seja revista para sempre se manter apropriada.

A norma ISO 9001:2015 - Sistema de Gestão da Qualidade possui requisitos que determinam os processos necessários e o estabelecimento de métodos para assegurar que esses processos produzam os resultados desejados. Ao implantar um sistema com base na ISO 9001, um gestor deseja:

  • A Definir os indicadores corporativos visando aumentar a lucratividade da empresa.
  • B Estabelecer um plano detalhado de projeto para o lançamento de um produto inovador no mercado que supere as expectativas de seus clientes.
  • C Ter um método de gerenciar os processos para que sejam fornecidos produtos ou serviços que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
  • D Controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
  • E Organizar os procedimentos e documentos fiscais e trabalhistas da empresa, de modo que seja mais adequado ao bom funcionamento dos processos.

Considerando a norma NBR ISO 9001: 2000, são citados os requisitos gerais necessários a um sistema de gestão de qualidade, sendo que nesse tipo de sistema de gestão

  • A não se enquadram organizações de médio e de grande porte, mas apenas de pequeno porte.
  • B devem ser determinados os processos necessários ao sistema de gestão da qualidade.
  • C os requisitos de qualidade aplicam-se apenas a produtos adquiridos de terceiros.
  • D os processos determinados nos requisitos gerais não necessitam de acompanhamento ou gerenciamento.
  • E enquadram-se apenas organizações jovens, ou seja, com até 5 anos de existência.