Questões de ITIL v. 2 (Governança de TI)

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Os processos da ITIL (information technology infrastructure library) encontram-se distribuídos entre estágios. Estão relacionados ao estágio "Desenho de serviços", os processos de:

  • A gerenciamento da demanda e gerenciamento do catálogo de serviços
  • B gerenciamento da disponibilidade e gerenciamento do nível de serviço
  • C gerenciamento do conhecimento e gerenciamento de mudanças
  • D medição do serviço e gerenciamento da continuidade do serviço
O ITIL V3 é baseado em ciclos de vida das boas práticas de serviços, que incorpora o melhor do ITIL V1 e V2 e as já testadas melhores práticas para a gestão de serviços de TI. As alternativas abaixo apresentam alguns títulos de ciclo de vida que formam o núcleo das práticas do ITIL, exceto a alternativa:
  • A Suporte de serviços.
  • B Desenho de serviços.
  • C Transição de serviços.
  • D Operação de serviços.
  • E Melhoria contínua de serviços.
A ITIL é um padrão de domínio público e gratuito, utilizada como suporte para estabelecer e manter o Gerenciamento de Serviços de TI. São focos principais da ITIL as pessoas, processos e recursos, que são utilizados para cumprimento dos acordos e, consequentemente, para atender às necessidades dos clientes. Sobre o histórico acerca da evolução da ITIL, é correto afirmar que: I- ITIL v1: Criada na década de 50, era constituída de 30 livros e tinha seu foco na integração do negócio com o serviço de TI para criação de valores. II- ITIL v2: Revisão lançada em 2000, era constituída de 3 livros que focava o alinhamento do negócio à TI. III- ITIL v3: Atual versão lançada em 2007, é constituída de 5 livros que proveem a estabilidade e controle da infraestrutura integrada ao negócio, através de um ciclo de melhoria contínua dos serviços. Está(ão) correta(s):
  • A Apenas a opção I.
  • B Apenas a opção II.
  • C Apenas a opção III.
  • D Apenas as opções I e II.
  • E Todas as opções.
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação que surgiu na década de 80, no Reino Unido, com o nome de GITIM (Government Information Technology Infrastructure Method) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e, em 1989, foi renomeado para ITIL. Sua primeira versão possuía 31 livros, e sua segunda versão, após atualizações e revisões, foi lançada no ano de 2000, já com “apenas” 7 livros. A versão 3 foi lançada entre os anos de 2007 e 2008, e conta com 5 livros, onde a visão de processos da V2 foi organizada em ciclos de vida, contendo cinco fases. Os cinco ciclos de vida do ITIL V3 recebem os seguintes nomes: Estratégia de Serviço; Desenho de Serviço; Transição de Serviço; Operação de Serviço; e, Melhoria Continuada de Serviço. Cada ciclo de vida é composto por vários processos. Assinale a alternativa correta acerca dos processos do ciclo de vida Desenho de Serviço.
  • A Avaliação da Mudança; Gerenciamento do Portfólio e Serviço; e, Gerenciamento de Acesso.
  • B Gerenciamento da Capacidade; Gerenciamento da Disponibilidade; e, Gerenciamento de Fornecedores.
  • C Gerenciamento da Demanda; Validação e Teste de Serviço; e, Gerenciamento da Configuração e Ativos de Serviço.
  • D Gerenciamento de Liberação e Implantação; Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI; e, Gerenciamento de Relacionamento com o Negócio.
Na ITIL v2, o modelo de referência proposto é dividido em duas áreas nas quais os seus processos são organizados. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto dessas áreas.
  • A Gerenciamento de Serviços e Gerenciamento de Continuidade do Negócio.
  • B Suporte ao Serviço e Entrega do Serviço.
  • C Gerenciamento de Operações e Gerenciamento de Processos.
  • D Central de Serviços e Catálogo de Serviços.
  • E Gerenciamento de Serviços e Gerenciamento de Processos.