Questões de Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor (Pedagogia)

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A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho. Considerando-se essa informação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) É direito da criança e do adolescente a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola até o Ensino Fundamental — Anos Finais.

(_) É direito da criança e do adolescente contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

(_) É direito da criança e do adolescente, quando menor aprendiz, ir à escola três vezes por semana. 

  • A C - E - C.
  • B C - C - E.
  • C E - C - E.
  • D E - C - C.

O conceito de brincar tem aspecto cabal para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança em sua totalidade e uma das unidades fundamentais da brincadeira infantil é a imitação de papéis sociais. Sobre o brincar no processo de criação e desenvolvimento infantil, analisar os itens abaixo:


I. As funções psicológicas, como atenção, imitação, imaginação e significação não são produtos da brincadeira infantil, e sim pré-requisitos para o desempenho dessa atividade. Portanto, o que desenvolve de fato as funções psicológicas infantis são atividades direcionadas nesse sentido, e não as ações em que a criança se engaja/envolve na dinâmica da brincadeira.

II. Para imitar, é preciso que o sujeito se volte intencionalmente para realizar tal ação criando uma situação imaginária. A criança, em sua situação social, é fortemente movida pelo desejo de imitar e esse motivo a leva a mergulhar em processos cognitivos desafiadores.

III. Na teoria Vigotskiana, a imitação humana é um processo mecânico e, por isso, não oferece um caminho que possibilite o desenvolvimento de capacidades intelectuais, emocionais e físicas.


Está(ão) CORRETO(S): 

  • A Todos os itens.
  • B Somente o item I.
  • C Somente o item II.
  • D Somente os itens I e III
Jogos, brinquedos e brincadeiras são muito importantes para a criança, que constrói, experimenta, aprende e demonstra toda a sua criatividade através deles. Piaget se interessou pela construção do conhecimento e buscou entender como os símbolos presentes no jogo e na imitação infantis se relacionam com a capacidade de simbolizar o mundo e a si mesma, e mais, como conferem à criança novas qualidades em seu desenvolvimento mental, bem como novas possibilidades de interação com os objetos. Considerando as relações entre formação dos símbolos e os jogos, é correto afirmar que:
  • A A formação do símbolo na criança revela como a criança constrói conceitos antes dos pré-conceitos.
  • B O jogo assim como a imitação expressam relações de desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
  • C Como o desenvolvimento caminha do pensamento intuitivo ao egocêntrico, ambos antecedem o pensamento operatório.
  • D O aspecto individual do símbolo é essencial para a compreensão do desenvolvimento da criança pequena, embora não seja carregado de afetividade.

Os jogos cooperativos servem para trabalhar o aspecto da corporeidade no seu real significado, ou seja, de forma a propiciar aos alunos a oportunidade de vivenciarem os mais diversos gestos, expressões e movimentos.
Os jogos cooperativos apresentam como característica

  • A a procura por facilitar o processo criativo, com regras imutáveis e objetivas.
  • B o incentivo à inclusão, trabalhando nos alunos o sentido de ampliar a participação e sua integração no processo em curso.
  • C a exigência da coletividade, compreendendo a pressão de ganhar ou perder produzida pela competição.
  • D o testemunho da eliminação dos mais fracos, dos mais lentos e dos menos habilidosos em algumas atividades.

O monitor de recreação deve conhecer as diversas formas de como um jogo ou uma brincadeira ocorrem e suas modalidades, para poder ajudar na elaboração de situações que atendam objetivos específicos a cada público, tipo de atividade realizada e características do local em que trabalha.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas às diferenças entre jogo e brincadeira.
I. A brincadeira não tem final predeterminado. Ela prossegue enquanto tiver motivação e interesse dos participantes. II. O jogo sempre tem o seu final previsto, quer seja por pontos, por tempo, por número de repetições ou por tarefas cumpridas. III. Na brincadeira, sempre há um vencedor, podendo, em alguns casos, apresentar empate no resultado final. IV. Os jogos são livres, podendo ter ou não regras. Por serem desvinculados de padrões, apresenta consequências imprevisíveis.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.