Questões de Jornalismo Digital (Jornalismo)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue, relativos às técnicas de redação jornalística.  


Quanto à forma, os lides para revistas e jornais impressos são iguais, mas diferem dos lides para mídias digitais, nos quais se permite maior criatividade.

  • Certo
  • Errado

Vieira e Christofoletti (2019) discutem o jornalismo on-line e a relação dele com a cultura do clique, métricas e relevância social. Alguns conceitos e papéis de atores nesse processo são apresentados e argumentados por eles. Relacione as colunas, numerando os parênteses.
1 Jornalismo on-line 2 Repórteres/jornalistas
3 Jornalismo de qualidade 4 Setor jornalístico 5 Meio on-line
( ) pode gerar impactos sociais relevantes, capazes de transformar a realidade das comunidades a que serve.
( ) tem como grande potencial a capacidade de medir o impacto do jornalismo on-line de forma mais precisa, em tempo real e com mais detalhamento.
( ) não pode ignorar contrapartidas sociais e deve concentrar esforços para oferecer serviços e produtos de qualidade, de relevância e de impacto comunitário sem colocar em risco a atividade na perspectiva econômica
( ) além do trabalho de apuração, redação e edição, devem ficar atentos à repercussão e aos impactos de suas histórias.
( ) como atividade econômica, precisa ser sustentável e oferecer resultado e, como atividade social, deve demonstrar finalidade pública, relevância comunitária e comprometimento com a coletividade.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 1, 4, 5, 2 e 3.
  • B 1, 5, 4, 2 e 3.
  • C 3, 4, 5, 2 e 1.
  • D 3, 5, 4, 2 e 1.
Analise o texto abaixo:

As contradições entre, de um lado, uma estrutura que favorece a precipitação e, de outro, o respeito a regras que exigem um distanciamento para a apuração rigorosa da notícia, é tão antiga quanto a própria constituição da imprensa como atividade industrial. Agora, na era do “tempo real”, essas condições tendem a se agravar, e a se “resolver” pela eliminação de um dos termos do problema - a necessidade de veicular informações corretas -, pois, “qualquer explicação serve” para sustentar a notícia transmitida instantaneamente.
MORETZSHON, 2002
O ambiente digital revolucionou a rotina do jornalismo. O trecho de Sylvia Moretzshon está relacionado:
  • A ao acesso universal à internet.
  • B às redes sociais e às fake news.
  • C ao excesso de zelo na apuração jornalística.
  • D à pressa característica do jornalismo na Era Digital.
  • E à redução dos quadros profissionais da redação moderna.

Sobre as redes sociais e o jornalismo online, assinale a alternativa correta em relação à pauta:

  • A A pauta, dentro do dinamismo do jornalismo na internet, deve ser dispensada, para garantir a imediaticidade e agilidade da informação. Pauta e agilidade não combinam.
  • B A pauta é componente exclusivo do jornalismo impresso – que busca mais profundidade na informação, logo não faz parte do jornalismo online, que tem atribuição mais superficial e imediata.
  • C A pauta no jornalismo online é a própria notícia em função da imediaticidade.
  • D No jornalismo online, a pauta deve ser substituída pela criatividade do jornalista, atribuição importante para concorrer com as redes sociais.
  • E A pauta está dentro das técnicas de apuração da informação na busca pela qualidade do produto jornalístico. É exatamente essa a diferença entre o trabalho jornalístico e as redes sociais, pois estas não possuem compromissos com a veracidade.

Relacione as colunas abaixo em relação às mudanças havidas com o jornalismo digital em relação ao impresso.
Coluna 1 Tipos de Jornalismo
1. Webjornalismo
2. Jornalismo Impresso
Coluna 2 Descrição
( ) Boa parte da produção do material jornalístico é feita em qualquer lugar, em casa, na rua ou no escritório.
( ) Emprego do box, retranca ou janela para contextualizar o material jornalístico.
( ) O conhecimento é renovável: há convergência de habilidades.
( ) Redação com muitos profissionais e cada um atuando em sua área.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 1 • 1 • 2
  • B 1 • 2 • 1 • 1
  • C 1 • 2 • 1 • 2
  • D 2 • 1 • 1 • 2
  • E 2 • 2 • 1 • 1