Questões de Layout no Design Gráfico (Design Gráfico)

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Leia o trecho a seguir, adaptado do livro “Pensar com tipos”, de Ellen Lupton.

Um sistema básico de classificação de tipos foi concebido no século 19, quando a indústria gráfica buscava identificar uma herança para seu próprio ofício análoga à da história da arte. [...] Desde então, historiadores e críticos da tipografia propuseram esquemas mais refinados que tentam capturar melhor a diversidade das formas das letras. Designers nos séculos 20 e 21 continuaram a criar novos tipos de letra com base em características históricas.
Adaptado de: LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores editores e estudantes. São Paulo: Olhares, 2021.

Sobre classificação dos tipos, é CORRETO afirmar:

  • A As letras humanistas estão intimamente ligadas a traços menos orgânicas.
  • B Os três grupos principais - Humanista, Transicional e Moderno - correspondem aos períodos da Trovadorismo, Arte Bizantina e Iluminismo, respectivamente.
  • C Tipos e modernos têm curvas e angulações que lembram os movimentos das mãos.
  • D Tipos transicionais são representados por letras mais abstratas.

O trecho abaixo foi retirado do livro “Elementos de semiótica aplicados ao design”, escrito por Lucy Niemeyer. Leia-o com atenção.

O código é o conjunto de signos que compõem a mensagem, perceptíveis ao receptor. O substrato, o meio pelo qual a mensagem é enviada se chama canal. O Gerador é responsável pela escolha das estratégias - código, mensagem e canal para se comunicar, mas o repertório do Interpretador será o fator determinante para que os objetivos do processo comunicadonal sejam atingidos. Portanto, é necessário que o Gerador elabore a sua mensagem de modo que os elementos ao passarem por um processo perceptivo do Interpretador tenham repercussão consistente com aquela visada pelo Gerador. Quanto mais o Gerador tem conhecimentos do repertório do Interpretador (e os aplica) maior será a possibilidade de êxito de seu propósito comunicadonal.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2006. p. 29.


Sobre a aplicação da Semiótica ao processo de design mencionado no trecho acima, leia os itens a seguir.


I. Para projetar ou produzir algo, o Gerador vai lançar mão de um conhecimento que pode acessar dos âmbitos tecnológico e/ou cultural.


II. O Interpretador de um produto não é só o indivíduo único. Ele é multiplicável em vários sujeitos, usuários, consumidores ou não, meros espectadores de uma ocorrência.


III. A Mensagem tem como objetivos, em primeiro lugar, fazer crer e, em segundo lugar, levar o Interpretador a fazer algo (ou seja: tomar uma decisão).


É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
As provas permitem verificar, antecipadamente, a qualidade de uma reprodução antes que o trabalho seja impresso em larga escala. As provas podem ser analógicas ou digitais e permitem verificar a aparência geral de um projeto, da maneira que ele ficará quando impresso, e assegurar que não haja defeitos na reprodução de cores e imagens. As provas de impressão podem ser divididas em prova de layout; de imposição; e, de cor. Podemos afirmar que a prova de imposição, é utilizada para: 
  • A Verificar a diagramação e verificar erros tipográficos.
  • B Verificar a correção dos tons;sombras; e, nuances da criação.
  • C Validar e simular o mais fielmente possível as matizes geradas pelo equipamento de impressão.
  • D Verificar a ordem de páginas do documento na folha de impressão. São úteis quando várias páginas são impressas em uma única folha.
Os programas gráficos evoluem a cada dia. Illustrator, Photoshop e Corel Draw têm a ferramenta que possibilita trabalhar perspectiva. Além de poder defini-la manualmente, os programas também permitem que se aplique uma perspectiva automaticamente. As linhas de uma perspectiva sempre convergem para um ponto, ou dois, ou três, ou mais, como se observa na imagem a seguir: 


Quando as linhas do desenho de um objeto se encontram, é possível determinar a distância e a posição exata de um objeto dentro do layout. O encontro entre estas linhas denomina-se:
  • A Ponto de fuga.
  • B Linha do horizonte.
  • C Perspectiva central.
  • D Perspectiva oblíqua.
O termo design significa projeto e projetar é criar algo segundo alguns princípios. Para se criar um layout harmônico e atingir os objetivos, é necessário seguir alguns princípios básicos do design. Observe as duas imagens a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Ambos os layouts possuem a mesma tipografia com os mesmos tamanhos. O que os diferencia é a disposição das informações. Podemos afirmar que o princípio básico do design utilizado na imagem 2 para diferenciá-la da imagem 1 é: 
  • A Contraste.
  • B Repetição.
  • C Proximidade.
  • D Alinhamento.