Questões de Legislação Básica da Educação (Pedagogia)

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O Conselho Nacional de Educação é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, com atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação. A Câmara de Educação Superior tem, entre suas atribuições,

  • A deliberar sobre os estatutos das universidades e o regimento das demais instituições de educação superior que fazem parte do sistema federal de ensino.
  • B estabelecer a hierarquia entre a Câmara de Educação Básica e a Câmara de Educação Superior, de acordo com a relevância de suas competências.
  • C promover o processo de avaliação da qualidade das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes.
  • D analisar e fazer cumprir as questões relativas à aplicação da legislação referente à educação superior.

O Plano Nacional de Educação 2014-2024 é um importante instrumento de planejamento da política de educação, pois consiste em:

  • A conjunto de objetivos e linhas de ação expostos de forma geral, com visão crítica e prospectiva;
  • B proposta concreta de investimentos, caracterizada em termos técnicos, econômicos, financeiros, institucionais e legais;
  • C detalhamento das ações, medidas e metas previstas para um determinado período de governo;
  • D conjunto de despesas fixadas pelo Poder Legislativo, autorizando o Poder Executivo a realizá-las durante o exercício financeiro;
  • E processo decisório que procura definir alternativas de curso de ação.

Com relação ao conhecimento matemático e sua importância, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, está incorreto afirmar que:

  • A O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, por sua grande aplicação na sociedade e pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos.
  • B A matemática precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas.
  • C Sua importância está exclusivamente vinculada à promoção de habilidades para técnicas de cálculo, sem lidar com estratégias para compreensão de fenômenos.
  • D Deve ser utilizada na capacitação dos alunos para a resolução de problemas através da aplicação de conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo o contexto das situações.

Os sintomas da dislexia podem ser identificados mais facilmente na infância, já que o distúrbio, nesta fase, é mais acentuado. Não é um deles:

  • A Atraso na habilidade de leitura.
  • B Comprometimento da fala.
  • C Desenvolvimento precoce do aprendizado da fala.
  • D Dispersão.

De acordo com a política nacional de educação inclusiva e trabalho pedagógico, Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009, com relação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, pode-se dizer que:
I. Tais alunos devem ser matriculados nas classes comuns do ensino regular; II. Alunos com habilidades/superdotação não devem ser matriculados em classes comuns; III. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento devem ser encaminhados ao Atendimento Educacional Especializado da rede particular, sob encargos do Estado.
Dos itens acima:

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Apenas os itens I e II estão corretos.
  • C Apenas o item II está correto.
  • D Apenas os itens II e III estão corretos.