Questões de Legislação da Educação (Pedagogia)

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/1996, estabelece os princípios segundo os quais deverá ser ministrado o ensino escolar no Brasil.
Entre os conteúdos desses princípios, encontra-se a:

  • A uniformização de concepções pedagógicas;
  • B possibilidade de padrões variáveis de qualidade;
  • C gestão centralizada do ensino público;
  • D vinculação entre educação escolar e trabalho;
  • E prioridade das instituições públicas sobre as privadas.

A Lei nº 11.645/2008 representa um avanço da sociedade brasileira no sentido da quebra de preconceitos e estereótipos relativos às populações afro-brasileiras e indígenas a partir de modificações curriculares obrigatórias.
A ação adequada ao que determina esta lei é a:

  • A regulamentação dos processos educativos que se dão no interior de grupos indígenas de acordo com suas culturas;
  • B disponibilização de formação bilíngue e multicultural para indígenas nas instituições de ensino formal;
  • C observância das datas comemorativas nas quais seja possível a exaltação da figura do índio;
  • D abertura de uma nova disciplina no currículo nacional voltada para o tratamento da cultura e história indígenas;
  • E reconsideração da história do Brasil à luz de informações sobre a agência indígena em seus processos.

Marcelo está matriculado em um curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), em uma instituição que possui uma plataforma própria para o compartilhamento do seu material audiovisual. Entretanto, essa plataforma tem apresentado problemas frequentes de acesso, o que prejudica sua interação e seu processo de aprendizagem.
No que se refere aos macrofatores da EaD segundo a Teoria da Distância Transacional, trata-se de um problema de:

  • A flexibilidade;
  • B estrutura;
  • C diálogo;
  • D sistema;
  • E autonomia.
Acerca da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito do IFPR, é correto afirmar que:
  • A os docentes devem submeter as avaliações bimestrais previamente à coordenação de curso, para fins de homologação.
  • B o docente deve utilizar no mínimo três instrumentos de avaliação distintos ao longo de cada período avaliado para emitir resultados parciais e finais.
  • C o processo de avaliação do ensino-aprendizagem deve observar as disposições previamente estabelecidas no plano de ensino, sendo proibidas alterações no decorrer do período letivo.
  • D o processo de ensino-aprendizagem deve ser organizado a partir dos conhecimentos formais, prescritos no currículo, e dos informais, oriundos da prática social.
  • E no processo de avaliação não será permitida a utilização de instrumento de autoavaliação por parte dos estudantes.
A Resolução CNE/CP n.º 01/2004 institui diretrizes para a educação das relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  • A O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e a valorização da identidade, da história e da cultura dos imigrantes no Brasil.
  • B Nos estabelecimentos de ensino superior, públicos e privados, é obrigatório, como componente curricular, o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • C O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil.
  • D A História e Cultura Afro-Brasileira e Africana será desenvolvida como disciplina específica no ensino médio e no ensino fundamental.
  • E Os alunos afro-brasileiros estão dispensados do estudo de temas de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.