Questões de Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações (Pedagogia)

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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/1996, estabelece os princípios segundo os quais deverá ser ministrado o ensino escolar no Brasil.
Entre os conteúdos desses princípios, encontra-se a:

  • A uniformização de concepções pedagógicas;
  • B possibilidade de padrões variáveis de qualidade;
  • C gestão centralizada do ensino público;
  • D vinculação entre educação escolar e trabalho;
  • E prioridade das instituições públicas sobre as privadas.

O ensino deverá ser ministrado com base em princípios, tais como:
I. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. II. Presunção da legitimidade ou veracidade escolar. III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância. IV. Consideração com a diversidade étnico-racial.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens I e II.
  • B Somente os itens II e III.
  • C Somente os itens I, III e IV.
  • D Somente os itens II, III e IV.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) dispõe sobre a Organização da Educação Nacional. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta incorretamente uma incumbência do Estado.
  • A Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual
  • B Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios
  • C Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino
  • D Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação

Em relação aos princípios para uma proposta de interação escola-família, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A educação de qualidade, como direito fundamental de todas as pessoas, tem como elementos essenciais a equidade, a relevância e a pertinência, além de dois elementos de caráter operativo: a eficácia e a eficiência. (_) A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. É também um espaço de construção de identidade. (_) O sistema de educação, por meio das escolas, é parte dispensável da rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos das crianças e dos adolescentes.

  • A C - C - E.
  • B E - E - C.
  • C C - E - E.
  • D E - C - C

Em conformidade com a Lei nº 9.394/1996 — LDB, com relação aos critérios avaliativos de desempenho escolar, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Alunos com atraso escolar sempre devem ser retidos, dada a impossibilidade da aceleração de estudos dirigidos a esse público.
  • B Verifica-se a avaliação contínua e cumulativa do desempenho individual do aluno, observando os aspectos qualitativos e quantitativos dos resultados ao longo do período letivo.
  • C Impossibilidade de alavancar alunos com saberes notórios, ainda que realizem testes de aprendizagem.
  • D O corpo docente permanece desobrigado e impedido de fornecer estudos que visem à recuperação de alunos com perda de média bimestral.