Questões de Licitações e Lei 8.666 de 1993. (Direito Administrativo)

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Na revogação dos atos administrativos, sabe-se que o administrador, como fundamento, pode se valer de dois critérios clássicos. Dentre as alternativas abaixo, são eles:

  • A Superveniência e ilegalidade.
  • B Conveniência e oportunidade.
  • C Hierarquia e anulabilidade.
  • D Ilegalidade e acessoriedade.

A Lei n.º 8.666/1993 e a Lei n.º 13.019/2014 dispensam, respectivamente, a licitação e a realização do chamamento público na hipótese de

  • A celebração de contrato de programa com ente da Federação.
  • B intervenção da União no domínio econômico.
  • C guerra ou grave perturbação da ordem.
  • D comprometimento da segurança nacional.
  • E contratação com instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Acerca da revogação e anulação dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:

  • A A chamada autotutela, cujo uso não é exclusivo do Poder Executivo, envolve tanto a revogação como a anulação dos atos administrativos.
  • B Todo ato administrativo somente pode ser anulado após prévia autorização do Poder Judiciário.
  • C Sempre que o ato administrativo não puder ser revogado, ele deverá ser anulado.
  • D Apenas os atos administrativos discricionários são passíveis de anulação pela Administração Pública.
Após regular processo licitatório, determinado órgão público celebrou três contratos administrativos (A, B e C), regidos pela Lei n.º 8.666/1993. Posteriormente, ocorreram as seguintes situações:

I modificação do projeto do contrato A, para melhor adequação técnica nos seus objetivos;
II necessidade de modificação do valor do contrato B, em decorrência de diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos pela lei; e
III conveniência em substituir a garantia de execução do contrato C.
Nessa situação hipotética, à luz da Lei n.º 8.666/1993, a administração pública, com as devidas justificativas, poderá alterar
  • A os três contratos unilateralmente.
  • B os três contratos somente por acordo entre as partes.
  • C unilateralmente somente os contratos B e C.
  • D unilateralmente somente o contrato A.
  • E unilateralmente somente os contratos A e B.

Determinados órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional do município de São Paulo pretendem celebrar contrato administrativo nos seguintes termos: o órgão A. para prestação de serviço em que, por suas características, sejam necessárias contratações permanentes: o órgão B, para realização de obra de engenharia em que, por suas características, haja necessidade de contratações frequentes, e o projeto seja padronizado, sem complexidade técnica e operacional: o órgão C, para aquisição de bem previamente definido quantitativamente pela administração e o órgão D. para locação de bens para atendimento a programas de governo. 


Nessa termos do Decreto nos situação hipotética. n.° 62.100/2022, poderá ser adotado o sistema de registro de preços no contrato administrativo a ser celebrado por

  • A A, B e C, somente
  • B todos os órgãos citados.
  • C A, B e D, somente.
  • D B, C e D, somente.
  • E A, C e D,somente.