Questões de Liderança e Motivação (Administração Geral)

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Bernardo foi contratado para avaliar um grupo de trabalho que está apresentando problemas no desempenho de suas funções. Cabe a ele descobrir em qual componente do funcionamento grupal está ocorrendo o problema. Ao observar a dinâmica do grupo, ele percebe que há bons vínculos entre as pessoas em todos os níveis da estrutura, além de convergência de ideias e abertura para o diálogo. Apesar disso, os encontros são muito espaçados no tempo, o que gera uma dispersão da equipe e de seus esforços para a consecução dos objetivos comuns.
Trata-se de um problema de:

  • A relacionamento;
  • B motivação;
  • C objetivos;
  • D liderança;
  • E comunicação.

Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica de autoridade de staff.

  • A Contém relação de comunicação.
  • B Há autoridade de especialista, e não autoridade de comando.
  • C É estreita e inclui o direito de aconselhar, recomendar e orientar.
  • D Todos os planos se integram a planos maiores que conduzam aos objetivos da organização.

No roteiro para a elaboração de um fluxograma em uma organização, são realizados uma pesquisa minuciosa e um levantamento de cada fase que envolve o trabalho, desde o início até o final. A fase que envolve as chefias que informam aos empregados a realização do trabalho e os seus objetivos denomina-se:

  • A relatório de análise
  • B coleta de dados
  • C fluxogramação
  • D comunicação

Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores, que seriam responsáveis pela satisfação e insatisfação do funcionário no seu ambiente de trabalho. Esses dois fatores são:

  • A higiene e motivação
  • B expectativa e equidade
  • C competência e igualdade
  • D autorrealização e segurança

Conforme Chiavenato (2014), liderança é a capacidade de influenciar o comportamento de outras pessoas em direção ao alcance das metas organizacionais. Trata-se, pois, de um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos e nas organizações. Em outras palavras, pode-se dizer que ela é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Sobre esse tema, Likert apresentou diversos estilos. Sendo assim, uma liderança que tem por base uma postura democrática e que cria um ambiente em que todos participam na tomada de decisões, de modo que a comunicação entre a equipe é adequada e as pessoas sentem real responsabilidade pelo seu trabalho, de modo que a motivação é claramente superior aos demais estilos, é chamada de estilo de liderança:  

  • A Carismática.
  • B Autoritária-benevolente.
  • C Consultiva.
  • D Liberal.
  • E Participativa.