Questões de Linguagem na Televisão e Telejornalismo (Comunicação Social)

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Analise as afirmativas abaixo:
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as seguintes orientações sobre a apresentação de notícias nos telejornais.
I. Ao ler uma nota sobre economia é bom que os principais números sejam apresentados na tela. II. Usar a “lapada” ajuda a aprofundar o noticiário. III. Prefira notas “peladas” a notas “cobertas”. IV. Ao apresentar mapas e gráficos, como da previsão do tempo, o âncora deve alternar entre olhar para a câmera e para o mapa.
Estão corretas

  • A II e IV.
  • B I e II.
  • C III e IV.
  • D I e III.
  • E I e IV.

As emissoras de TV convencionaram algumas posturas para os jornalistas se comportarem ao se apresentar diante das câmeras. Analise as orientações abaixo.
I. Evite jogar a cabeça de um lado para o outro pois qualquer movimento parece maior na televisão. II. O repórter é tão importante quanto a notícia, pela identificação que ele cria com o espectador. III. Use o microfone de forma que ele cubra a boca na imagem, ainda mais se ele tiver a canopla da emissora. Essa atitude dá mais visibilidade à empresa e melhora a altura e a qualidade do áudio.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I e III, apenas.

O seguinte preceito deve ser seguido ao se montar um programa de variedades:

  • A aplicar o que se chama de pirâmide invertida, começar com o principal e depois colocar os assuntos em ordem decrescente de importância.
  • B começar com o principal, mas distribuir os assuntos pelo programa não necessariamente por ordem decrescente de importância, para conseguir assuntos interessantes até o fim da edição.
  • C começar com o assunto menos importante e prometer o melhor para o fim.
  • D não se preocupar com a ordem de relevância dos assuntos, apenas colocá-los no ar.
  • E não usar, em hipótese alguma, material que fale mal das fontes do apresentador ou dos patrocinadores.

Ao planejar a plástica de programa, produtor e operador devem

  • A sempre usar músicas com letras, a qualquer momento, mesmo na hora em que o locutor estiver falando.
  • B montar uma trilha única (a mesma música) durante toda a transmissão do programa; outros efeitos são desaconselhados.
  • C pensar que, assim como a entonação e o ritmo de locução, os ruídos e efeitos podem acrescentar algo ao que está sendo transmitido num programa de variedades.
  • D considerar que, num programa de variedades, a voz do locutor é apenas um dos aspectos sonoros da transmissão, não devendo nunca ficar mais alta do que os efeitos sonoros e as trilhas da atração.
  • E lembrar que rádio é áudio, logo não é necessário formar imagens para os ouvintes por intermédio de efeitos sonoros.