Questões de Linguagem no Rádio e Radiojornalismo (Comunicação Social)

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Quando se produz um programa de variedades diário no rádio ou na TV, o profissional deve

  • A deixar o formato e a pauta totalmente abertos para que os acontecimentos guiem a atração.
  • B ter uma estrutura pré-concebida, com o conteúdo variando de acordo com o dia, mas privilegiando o hábito da audiência.
  • C pensar que o público não precisa perceber a estrutura do programa, ou entender os horários em que os quadros entram no ar.
  • D considerar que não é necessário definir se o programa será mais emocional ou analítico.
  • E avaliar que o título do programa não deve ter o nome do apresentador, nem explicar o conteúdo que ele tratará.

O âncora/apresentador tem a função de abordar com os ouvintes os assuntos levados ao ar no programa. Esse profissional

  • A deve dar preferência ao pronome “nós” em vez de “eu”. O apresentador faz a entrevista como intermediário do ouvinte e de si mesmo.
  • B ) nunca deve ler mensagens dos ouvintes com críticas ao programa, pois essa atitude seria boa para a concorrência.
  • C deve, quando houver reportagem ao vivo, adiantar o que o repórter vai contar.
  • D nunca deve interromper um assunto que está no ar para a entrada de um repórter ao vivo.
  • E nas saídas para os intervalos, deve evitar chamar os assuntos que sucederão para não tirar a surpresa dos ouvintes.

O seguinte preceito deve ser seguido ao se montar um programa de variedades:

  • A aplicar o que se chama de pirâmide invertida, começar com o principal e depois colocar os assuntos em ordem decrescente de importância.
  • B começar com o principal, mas distribuir os assuntos pelo programa não necessariamente por ordem decrescente de importância, para conseguir assuntos interessantes até o fim da edição.
  • C começar com o assunto menos importante e prometer o melhor para o fim.
  • D não se preocupar com a ordem de relevância dos assuntos, apenas colocá-los no ar.
  • E não usar, em hipótese alguma, material que fale mal das fontes do apresentador ou dos patrocinadores.

Ao planejar a plástica de programa, produtor e operador devem

  • A sempre usar músicas com letras, a qualquer momento, mesmo na hora em que o locutor estiver falando.
  • B montar uma trilha única (a mesma música) durante toda a transmissão do programa; outros efeitos são desaconselhados.
  • C pensar que, assim como a entonação e o ritmo de locução, os ruídos e efeitos podem acrescentar algo ao que está sendo transmitido num programa de variedades.
  • D considerar que, num programa de variedades, a voz do locutor é apenas um dos aspectos sonoros da transmissão, não devendo nunca ficar mais alta do que os efeitos sonoros e as trilhas da atração.
  • E lembrar que rádio é áudio, logo não é necessário formar imagens para os ouvintes por intermédio de efeitos sonoros.

Ao editar uma entrevista, o jornalista deve

  • A pensar na mensagem que quer passar, mesmo que para isso seja necessário deturpar um pouco a sonora do entrevistado.
  • B não eliminar gaguejadas e períodos de silêncio para não tirar a espontaneidade da sonora.
  • C retirar choros e gargalhadas em nome da neutralidade.
  • D escolher as sonoras de modo que elas sejam tão opinativas quanto for possível; o enredo e o contexto devem estar no texto do editor.
  • E repetir na sonora a informação que está no texto.