Questões de Linguagens e Suportes Midiáticos (Comunicação Social)

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Conforme Comparato (2009), as seis etapas que levam à construção de um roteiro final são:

  • A ideia - conflito - escrita - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • B ideia - esboço - storyline - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • C ideia - esboço - storyline - escrita - pausa - reflexão.
  • D ideia - conflito - personagens - ação dramática - tempo dramático - unidade dramática.
  • E ideia - esboço - storyline - escrita dramática - pausa dramática - reflexão dramática.

Analise as afirmativas abaixo:
1. Na formação da pauta, a abordagem é o item que mostrará qual o ângulo a ser reportado do fato. E o ângulo ou abordagem difere de veículo para veículo.
2. O contexto ou histórico é dispensável na formação da pauta – esse é o trabalho do repórter.
3. Nos telejornais, o pauteiro vai sugerir as tomadas dos cinegrafistas; no impresso, a pauta vai apontar o que exatamente fotografar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em sua Resolução nº 222, encontra-se

  • A direcionar a produção nacional de audiovisuais para mercados emergentes e que proponham linguagens inovadoras em detrimento das já estabelecidas.
  • B estimular a inserção de profissionais, sistemas de produção internacionais, que valorizem aspectos universais, no setor audiovisual brasileiro
  • C restringir a inserção internacional do setor audiovisual brasileiro.
  • D promover a regionalização do fomento ao setor audiovisual brasileiro.
  • E garantir a equalização da situação orçamentária e financeira do FSA, apoiando apenas os projetos cujo retorno financeiro seja garantido.

A Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - CONDECINE possui três modalidades de remessa: Condecine Título, Condecine Remessa e Condecine Teles.
A primeira

  • A é cobrada e fiscalizada pela Receita Federal e estabelece um valor único de para as obras não publicitárias de curta, média ou longa duração, sendo ou não seriadas, sendo esse valor será acrescido em 50%, caso as obras sejam de cunho publicitário.
  • B é cobrada e fiscalizada pela Receita Federal e corresponde a 7% dos valores enviados ao exterior relativos aos rendimentos referentes a exploração de obras cinematográficas e videofonográficas.
  • C é cobrada e fiscalizada pela Ancine e isenta as programadoras que optarem por aplicar o valor correspondente a 3% do que deveria ser enviado ao exterior em projetos de produção de conteúdo audiovisual independente.
  • D é cobrada anualmente e fiscalizada pela Receita Federal e é devida pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas a distribuir conteúdos audiovisuais através de serviços de telecomunicações
  • E é cobrada e fiscalizada pela Ancine, incide sobre a exploração comercial de obras audiovisuais em diversos segmentos de mercado, sendo devida a cada cinco anos para as obras não publicitárias e a cada 12 meses para as publicitárias.

“Oito horas da noite. O vento sopra, vindo do lago, e faz uma chuvinha miúda bater nas janelas da avenida das Figueiras, na parte residencial de Lausanne, Suíça. Também afugenta o cortejo habitual de turistas que vêm do mundo inteiro ver a casa do escritor vivo mais popular do planeta, Georges Simenon. Na rua deserta, de vez em quando um carro passa e risca o asfalto molhado com linhas de luzes. Ilumina com seus faróis, o portão de ferro trabalhado, a pequena alameda gramada, a fachada da casinha cor-de-rosa onde mora o velho senhor, ainda emocionado com a festa dos seus 80 anos, no última dia 13.”
O texto jornalístico acima apresenta uma abertura:

  • A Cinematográfica.
  • B Fotográfica.
  • C Prosódica.
  • D Sensacionalista.
  • E Topográfica.