Questões de Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Psicolinguística, Sociolinguística (Linguística)

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Em relação ao conceito de Deslocamento Linguístico, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
    Calvet (2002 apud MELGUEIRO, 2012, p.61) explica que “o Deslocamento Linguístico ocorre quando uma língua vai sendo substituída pela outra. Sabe-se que nenhuma língua é estável, que ela está sempre mudando, sendo que o contexto sócio-histórico de uso definirá o tipo e a velocidade da mudança. Quando o contato linguístico é muito frequente e as sociedades / comunidades estabelecem relações constantes e duradouras entre si, as línguas / os dialetos em contato sofrem interferência uns dos outros. Como as relações humanas são regularmente assimétricas, ocorre muitas vezes de a língua que é mais valorizada ser imposta e assumida pelos falantes e/ou pela comunidade de menor prestígio. Quando isso ocorre completamente, se dá o que na Sociolinguística se chama de deslocamento linguístico. Esse fenômeno ocorreu e vem ocorrendo com muitas línguas indígenas brasileiras”.
(MELGUEIRO, Zilma Henrique A situação sociolingüística nas escolas indígenas Irmã Inês Penha e Dom Miguel Alagna na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM)– Recife: 2012, p.66). https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11650/1/Disserta%C 3%A7%C3%A3o_Zilma.pdf).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A simetria linguística garante o deslocamento entre as línguas, isso ocorre desde a origem da linguística.
( ) As línguas não são estáveis, com contato constante entre sociedades / comunidades, as línguas/os dialetos tendem a sofrer interferência uns dos outros.
( ) As línguas mais valorizadas são as que abrem espaço para as menos prestigiadas no contexto social.
( ) Na Sociolinguística o deslocamento linguístico é um fenômeno que ocorre quando a língua mais valorizada é imposta e assumida pelos falantes e/ou pela comunidade de menor prestígio.
  • A V - F - V - V
  • B F - V - F - V
  • C V - V - V - V
  • D F - V - F - F
  • E F - F - F - F

Assinale a alternativa incorreta quanto ao conceito de atividade epilinguística:

  • A Foi proposto pelo linguista francês Antoine Culioli, a partir da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. No Brasil, Franchi, nos anos 1980, foi o primeiro pesquisador a se debruçar sobre a temática e a utilizar esse termo.
  • B Chamamos de atividade epilinguística a essa prática que opera sobre a própria linguagem, compara as expressões, transforma-as, experimenta novos modos de construção canônicos ou não, brinca com a linguagem, investe as formas linguísticas de novas significações
  • C A palavra epilinguística tem origem grega. “Epí” significa “por cima de”, “sobre”, “a respeito de”, o que quer dizer que atividade epilinguística se realiza por cima da linguagem, operando sobre ela.
  • D Essa atividade é omitida na reflexão sobre o significado de uma palavra em determinado contexto e na sua substituição por outra; nos trocadilhos; em achar algo bonito ou não; nos questionamentos sobre a pertinência de uma expressão
  • E É o exercício de reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades

Considere as afirmativas abaixo.
I. As práticas corporais podem ser compreendidas como meios de comunicação com o mundo. II. A prática corporal é uma produção textual da gestualidade, ou seja, da linguagem corporal. III. Enquanto textos produzidos pela gestualidade, as práticas corporais constituem-se em elementos da identidade cultural.
É correto o que consta de

  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I, II e III.
  • E III, apenas.

Contemporaneamente, no estudo da língua, deve-se considerar erro o que

  • A escapa das regras da gramática normativa.
  • B constrói referenciais diversos da verdade do mundo real.
  • C expressa equivocadamente um pensamento.
  • D compromete a comunicação entre os interlocutores.

Julgue o item, considerando as questões referentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e à sua metodologia.  
Os conteúdos abordados e as metodologias empregadas nas aulas de língua portuguesa devem contribuir para o protagonismo dos estudantes, despertando neles o pensamento científico, a criticidade e a criatividade. 

  • Certo
  • Errado