Questões de Logotipo e Símbolo Gráfico (Design Gráfico)

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Quando falamos em “Branding”, é fácil remetermos à apresentação do termo feita por Cameira (2020), que o descreve como sendo um conjunto de ações executado por empresas que acabam por compor um sistema de gerenciamento de suas marcas e como estas são percebidas, orientado pela significância e pela influência que as marcas podem ter nas vidas das pessoas, objetivando a geração de valor para os seus públicos de interesse.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca. São Paulo: Editora Senac, 2020


Sobre Branding, é CORRETO afirmar:

  • A A desmaterialização do consumo se relaciona com a ascensão do branding. Nesse sentido, o design em si é um acessório de menor ou quase nula relevância e a questão visual que antes materializava a marca, atribuindo-lhe identidade, agora é nula. O que importa é o desejo de consumir, apenas.
  • B Branding é algo que não aconteceu de repente, como uma grande invenção. É, pois, uma mudança paradigmática em que deixa o design de lado e o foco passa a ser exclusivamente as ações de marketing voltadas para o consumo.
  • C Branding engloba a continuidade dos tradicionais programas de identidade corporativa, associado ao marketing e ao design.
  • D Branding, por envolver ações que vão além das definições visuais de design deve ser algo trabalhado por outro profissional, não o designer.
Uma identidade visual fácil de lembrar e de reconhecer viabiliza a consciência e o reconhecimento de marca. A identidade visual provoca percepções e desencadeia associações a respeito da marca. A visão, mais do que qualquer outro sentido, fornece informações sobre o mundo. Por meio da exposição repetida, eles se tornam tão fáceis de reconhecer, que empresas como Apple e Nike eliminaram o logotipo, mantendo somente este elemento em suas assinaturas corporativas nas campanhas de circulação internacional. Tais elementos se referem a:
  • A Nomes.
  • B Ícones.
  • C Símbolos.
  • D Pictogramas.

Analise o texto abaixo:
“O .............................. coloca-se como uma tendência em ............................, decorrente da evolução do ............................. e dos sistemas de identidade visuais corporativos.
A ................................... passa a ser encarada como um ente vivo, que nasce, cresce, se desenvolve e amadurece, podendo se renovar e perdurar por gerações. Assim como as pessoas, as marcas têm um passado, um presente e um futuro; constroem relacionamentos; e possuem uma ................................ própria. Nesse cenário, o designer tornou-se um agente estratégico na construção desta identidade, em alinhamento com os profissionais de marketing.” (CAMEIRA, 2013)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A branding • comunicação • marketing • marca • identidade
  • B designer • marketing • branding • identidade • marca
  • C marketing • branding • designer • comunicação • identidade
  • D branding • marketing • designer • marca • comunicação
  • E marketing • identidade • branding • comunicação • marca

“O significado de marca inserida no contexto cultural vai além de um simples nome ou algumas amostras de sua comunicação. É resultado de pesquisas em profundidade das versões de realidade no contexto cultural. Em um paradigma que investe cada vez mais no simbólico como moeda mercantil, a marca revela facetas diferenciais nos produtos. Ultrapassou-se a funcionalidade, a pura experimentação. Ao consumir marca vivenciamos trocas simbólicas através da cultura material, onde consumir torna-se cada vez mais etéreo.” (CAMPOS; DIAS; PERASSI, 2018)
Analise as afirmativas abaixo com relação às funções da marca gráfica.

1. A função da marca também se transformou, não bastando mais apenas a função de diferenciar a origem de um produto do seu concorrente.
2. A marca vai além de ser um sinal de identidade de um produto, pois deve significar algo a mais de uma empresa ou organização.
3. A marca deve comunicar de modo eficaz uma mensagem que represente com clareza e fidelidade os valores, a visão e a missão da companhia.
4. Servir como guia para todas as ações de marketing e publicidade é a única razão pela qual uma organização deve adotar uma marca.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Sobre a aplicação das fontes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Todas as fontes são legíveis a qualquer distância. ( ) As fontes UNIVERS e HELVÉTICA são consideradas de estilo suíço. ( ) A fonte utilizada na tipografia deImagem relacionada à questão do Questões Estratégicasé a American Typewriter. ( ) A CALSON e a TIMES NEW ROMAN são fontes contemporâneas. Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Assinale a sequência correta.

  • A F, F, V, V
  • B F, V, V, F
  • C V, V, F, F
  • D V, F, F, V