Questões de Machine Learning (Comunicação Social)

Limpar Busca

A Inteligência Artificial (IA) está cada dia mais presente em nossa sociedade. Machine learning, sensores e outras técnicas estão sendo aprimorados e usados por empresas na busca de venderem seus produtos/serviços. Sobre o uso da IA pelas empresas, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O uso de IA só pode ocorrer em operações online, ou seja, exclui-se o uso em lojas físicas.

( ) A IA pode ser usada na criação de roteiros de filmes publicitários, sem a necessidade de um redator humano.

( ) As análises de perfis comportamentais dos consumidores realizada por IA é um recurso que o profissional de marketing pode implantar para se obter resultados mais expressivos.

( ) Um dos recursos de IA disponíveis para o mercado e que vem sendo implantado a cada dia mais é o chatbot.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - V - F - F
  • D F - V - V - V

Acerca das possíveis plataformas e ferramentas web para a realização dos propósitos do CRP descritos, assinale a alternativa correta em termos de características técnicas e da indicação de aplicação.

  • A A criação de um blog permitiria que o CRP disponibilizasse aos psicólogos uma biblioteca digital de livros e artigos científicos.
  • B A criação de canais em plataformas de streaming permitiria a realização de seminários e cursos voltados a grupos fechados de participantes.
  • C Para disponibilização e consulta do acervo de documentos do CRP, seria indicado desenvolver uma página web aberta de tecnologia wiki.
  • D O uso de podcasts permitiria a divulgação de documentos oficiais do CRP aos profissionais registrados no Conselho.
  • E Criar uma LinkedIn Page seria adequado para veicular campanhas institucionais direcionadas ao público em geral.

Considere o trecho abaixo da matéria "Sair da 'bolha' para ouvir opiniões políticas diferentes pode acentuar polarização, sugere estudo", publicada pela BBC News
Pesquisadores das universidades de Duke, Brigham Young e Nova York, nos Estados Unidos, "mediram" mudanças no posicionamento ideológico de usuários do Twitter após a exposição a contas associadas a orientações oponentes − aos Democratas ou Republicanos, partidos majoritários no país e, em linhas gerais, mais associados à esquerda e à direita, respectivamente.
Após o teste, republicanos apresentaram tendência substancial a manifestar posições mais conservadoras − em uma escala de sete pontos, um aumento de pelo menos 0,12 pontos (no caso de internautas que responderam aos questionários com mais assiduidade, o valor chega a 0,6 pontos; portanto, considera-se um intervalo de 0,11 e 0,59).
Já entre os democratas, houve uma pequena acentuação em posições liberais, mas esta foi estatisticamente insignificante.
(Disponível em: https://www.bbc.com)
A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

  • A aumento de velocidade das conexões de internet gerando pletora de informações.
  • B baixo nível de instrução dos usuários, uma vez que o acesso é cada vez mais barato.
  • C algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido por perfil e afinidades individuais.
  • D maior desejo de uso dos aparelhos e das redes digitais por pessoas engajadas politicamente.
  • E uso de linguagem jornalística em conteúdos claramente falsos, dando credibilidade à mentira.
A interatividade é uma necessidade para se atingir mais consumidores exigentes e ávidos por novidades no mercado. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
  • A Os games não são considerados ferramentas interativas para treinamentos empresariais
  • B A gamificação é uma poderosa ferramenta de engajamento nas redes sociais
  • C O uso de aplicativos não mudou desde 1990
  • D O uso de aplicativos não é algo relevante para a estratégia de marketing de uma empresa
  • E As redes sociais não são canais interativos
O aplicativo Instagram que, inicialmente, foi projetado apenas para o compartilhamento de fotos aleatórias, virou um grande aliado da imprensa para a divulgação de notícias. E como forma de centrar as atenções no conteúdo que cada usuário posta, anunciou que vai mudar alguns detalhes que sempre fizeram parte das estratégias de engajamento. Essas mudanças são
  • A omissão de comentários.
  • B bloqueio de curtidas.
  • C fim das curtidas e views (visualizações) para fotos e vídeos, respectivamente.
  • D eliminação de perfis falsos.
  • E permissão de curtidas e views (visualizações) apenas de perfis verificados.