Questões de Manutenção (Mecânica)

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As afirmativas a seguir referem-se aos métodos de manutenção.

I. A manutenção corretiva é feita após a ocorrência da falha, com o objetivo de recolocar o equipamento novamente em condição de produção.

II. A manutenção preventiva prevê que o reparo só será executado se o desgaste do elemento em análise estiver além do tolerável, indicando uma condição de falha ou defeito iminente.

III. A manutenção preditiva é caracterizada pela prática de pequenas intervenções nas máquinas e nos equipamentos, em intervalos de tempo programados, antes que defeitos ou falhas aconteçam.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A A afirmativa I é verdadeira.
  • B As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • C As afirmativas II e III são verdadeiras.
  • D As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

    Durante a manutenção periódica de um veículo, a inspeção das velas revelou uma folga entre os eletrodos, que estava dentro do normal especificado, e pontas totalmente enegrecidas, cobertas com resíduos de carvão e com brilho oleoso e úmido.


Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta um possível diagnóstico. 

  • A Pode ser resultante de um ponto de ignição atrasado ou um deficit de energia para a ignição.
  • B A vela encontra-se em final de vida útil e deve ser substituída.
  • C A vela usada é inadequada, pois tem grau térmico muito elevado (quente).
  • D Há um problema na composição da mistura ar/combustível, que se encontra muito pobre (menos combustível que o recomendado).
  • E Relaciona-se a um funcionamento irregular, em que o motor está batendo pino.

Acerca da comparação entre as principais características dos motores à gasolina e a diesel, operando nas mesmas condições, assinale a alternativa correta.

  • A Motores a diesel operam com menores taxas de compressão que os motores à gasolina.
  • B Em um motor à gasolina, a ignição ocorre pela alta temperatura do ar, enquanto um motor a diesel utiliza um arco elétrico.
  • C Um motor a diesel apresenta menores vibrações que um motor à gasolina.
  • D A eficiência térmica de um motor a diesel é menor que a de um motor à gasolina.
  • E Em um motor a diesel, a admissão de combustível é feita por uma bomba injetora, enquanto um motor à gasolina utiliza carburador ou injeção eletrônica.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o nome da ferramenta mostrada acima e sua função. 

  • A Trata-se de um alicate de pressão recomendado para comprimir molas em geral.
  • B Trata-se de um grampo manual de pontas curvas usado para remover pistas de rolamentos.
  • C Trata-se de um alicate para a remoção ou a instalação de anéis elásticos, principalmente os internos.
  • D Trata-se de um alicate de pontas curvas para a remoção de fusíveis.
  • E Trata-se de um alicate extrator de pinos e chavetas.

Para obter a centelha de ignição no momento exato em que deverá ocorrer a combustão da mistura ar mais combustível, os motores de ciclo Otto dispõem de um sistema de ignição composto por diferentes componentes. Considerando que se trate de um sistema típico, assinale a alternativa correta.

  • A A bateria tem a função de armazenar e de fornecer energia elétrica ao sistema automotivo, sendo a manta de vidro absorvido o tipo mais comum.
  • B A bobina de ignição tem a função de induzir uma tensão elevada, da ordem de 20.000 V, usada para alimentar as velas.
  • C O distribuidor tem a função de direcionar a energia da bateria a todos os componentes do sistema elétrico automotivo quando o veículo está parado, prolongando a vida da bateria.
  • D As velas de ignição são usadas no coletor de exaustão para completar a queima do combustível residual nos produtos de combustão, reduzindo, assim, a emissão de poluentes.
  • E O papel do alternador automotivo é o de transformar a energia contínua em energia alternada, que é a requerida pelas lâmpadas e pelos demais componentes elétricos do veículo.