Questões de Marketing Cultural (Marketing)

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De acordo com Torquato (2015), quais unidades especializadas da área de comunicação coletiva estão relacionadas com o público externo?

  • A Editoração.
  • B Jornalismo.
  • C Identidade visual.
  • D Marketing Cultural.
  • E Relações Públicas empresariais.

No sítio eletrônico denominado Marketing Cultural, à pergunta “Por que as empresas fazem marketing cultural?” é dada a seguinte resposta:


“Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado: 1) necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.


A partir da resposta acima, é correto afirmar que

  • A a empresa patrocina um projeto cultural quando ele apresenta necessariamente um potencial de grande alcance de público.
  • B um projeto cultural tem mais chance de ser patrocinado por uma empresa quando seu público alvo é o mesmo daquele visado pelo patrocinador.
  • C o marketing cultural não se relaciona com a imagem social da empresa, pois esta é de responsabilidade do marketing social.
  • D como todo marketing, o cultural visa unicamente a lucratividade da empresa patrocinadora.

A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange

  • A o marketing direto.
  • B a promoção de vendas.
  • C a propaganda comercial.
  • D o merchandising.
  • E o marketing cultural.

Com base nas teorias de comportamento do consumidor, diversos autores destacam uma série de benefícios de marketing do patrocínio [...] obtidos por patrocinadores corporativos.

ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 129.


Levando em consideração o marketing cultural para obtenção de patrocínios para as ações de cultura, é correto

  • A personalizar as propostas de acordo com a categoria do negócio do patrocinador.
  • B tratar das necessidades do patrocinado e não do patrocinador.
  • C dar atenção máxima apenas ao aspecto de comunicação externa
  • D oferecer apenas os benefícios promocionais automáticos.
  • E vender características e não benefícios.

A associação de marcas entre empreendedor cultural e uma empresa deve pautar-se pelo respeito e pela parceria. Uma relação dessa natureza pede determinados cuidados, para que não haja perda de eficácia na ação proposta. A fim de que os resultados sejam positivos e duradouros, é importante que ambas as partes estejam atentas a alguns princípios fundamentais. Nesse contexto, dadas as proposições quanto aos fundamentos de marketing cultural e estratégias de captação de recursos,
I. Convergência de públicos: para que uma ação seja efetiva, é fundamental que o público do projeto seja coincidente com o público-alvo da empresa patrocinadora. II. Exclusividade por nicho de mercado: o fechamento de uma cota de patrocínio com determinada empresa exclui a possibilidade de negociação de parcerias com seus concorrentes em um mesmo projeto. As exceções a essa regra são raras e pressupõem a concordância prévia de todas as partes envolvidas. III. Flexibilidade: o estabelecimento de uma relação sólida, no campo do marketing cultural, requer flexibilidade de ambos os lados. É preciso tentar compreender as necessidades do parceiro e, na medida do possível, buscar supri-las. As duas partes também devem colocar-se disponíveis para prestar auxílio mútuo, sempre que necessário. IV. Sutileza: é imprescindível que as ações de marketing cultural sejam pautadas pela sutileza. Logomarcas ostensivas ou aplicadas diretamente no palco do evento, excesso de citações do patrocinador ou aplicações pesadas de merchandising podem soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao desejado pelo patrocínio. V. Respeito ao artista e à sua obra: patrocínio é uma relação de parceria, e não de submissão. As empresas patrocinadoras não devem avançar no campo da criação artística, interferindo no conceito e ideologia de qualquer espécie.
verifica-se que estão corretas

  • A I e IV, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II e V, apenas.
  • D II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.