Questões de Marketing e Gestão de Marcas (Publicidade e Propaganda)

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A publicidade cumpre a sua missão quando contribui para levar o consumidor por um ou mais níveis de comunicação. Mas, para que ela consiga exercer sua missão de contribuir para levar o consumidor a um estágio avançado em relação àquele em que ele se encontra, dados os níveis de comunicação ou de conhecimento sobre produto e marca, é necessário identificar primeiro em qual estágio ele está. Esse papel é da pesquisa de marketing, codificando o momento atual de cada grupo de consumidores e, ainda, identificando quais os motivos que os levaram a ele. Com tais dados é possível construir mensagens específicas com o claro objetivo de conduzir o consumidor ao estágio final. Assinale a ordem correta em que os níveis de comunicação devem conduzir o consumidor. 
  • A Desconhecimento; Conhecimento; Compreensão; Convicção; e, Ação.
  • B Desconhecimento; Conhecimento; Convicção; Compreensão; e, Ação.
  • C Desconhecimento; Conhecimento; Convicção; Ação; e, Compreensão.
  • D Desconhecimento; Conhecimento; Compreensão; Ação; e, Convicção.
  • E Desconhecimento; Conhecimento; Ação; Compreensão; e, Convicção.
“A marca deve ser sentida e entendida por seus públicos. Isso quer dizer que uma marca que consiga falar ao coração dos consumidores tem grande chance de ocupar um lugar em sua discursividade, memória e sentidos. Marcas de sucesso têm uma identidade própria que está ancorada em um propósito definido. Quando uma marca conhece o seu mercado e tem um propósito, ela tem condição de propor o novo, o inesperado. Uma metodologia de posicionamento denominada ‘construção da marca’ é muito utilizada para posicionar a marca na mente dos consumidores; ela colabora na construção, no fortalecimento e no gerenciamento, além de orientar a posição e a relação com todos os envolvidos de acordo com os atributos estabelecidos pela marca.” Tal metodologia se refere a: 
  • A Brand.
  • B Sampling.
  • C Branding.
  • D Brand equity.
  • E Merchandising. 

Assinale a alternativa que apresenta o nome da estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.

  • A branding
  • B crossmedia
  • C storytelling
  • D marketing de varejo
  • E marketing
Um dos aspectos que motivam a crítica social às marcas é a exploração econômica de uma mão de obra de baixo custo e mal protegida. O deslocamento da produção para países emergentes ocasionou abusos flagrantes: horários de trabalho excessivos, trabalho infantil, maus tratos, condições de trabalho degradantes. Muitas marcas escolheram claramente delegar a produção e a responsabilidade local, sem verificar se as condições mínimas de respeito e de dignidade dos trabalhadores estavam garantidas. Quando estourou o escândalo, a linha de defesa das marcas foi a de negar a responsabilidade direta dos fatos, fazendo-a recair sobre os gerentes locais, ou afirmando respeitar a legislação trabalhista do país, sem mencionar que em geral essa legislação era quase inexistente. Os movimentos de opinião pública, que chegaram a proclamar o boicote de algumas marcas, obrigaram-nas a uma atitude mais madura e mais responsável e a engajar-se em um controle mais estreito das condições de trabalho, a partir de padrões mais próximos daqueles em vigor nos países industrializados. SEMPRINI, A. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto atual, é necessário que os componentes de uma marca sejam observados em uma perspectiva ampliada e integrada, e não de maneira compartimentada ou isolada.

PORQUE

II. Em uma sociedade em rede, midiatizada, o erro em qualquer um dos aspectos relacionados às marcas, como, por exemplo, o seu papel social, passa despercebido ou é rapidamente esquecido pela facilidade de retirada do conteúdo negativo do sistema.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.
A tecnologia digital e da internet (com as redes sociais, as plataformas de vídeo, os provedores de filme via streaming) garantiu condições para que as narrativas publicitárias se utilizassem de recursos visuais e sonoros semelhantes ao cinema com baixo custo. A consequência disso foi que as marcas passaram a criar materiais publicitários buscando não apenas criar conteúdo sobre elas, mas também passaram a interagir de modo mais próximo de seus consumidores (ou potenciais consumidores).

É correto APENAS o que se afirma em:
  • A A narrativa publicitária não precisa acompanhar as mudanças no ambiente digital, pois o objetivo é vender produtos nas prateleiras dos mercados e ofertar serviços exclusivamente presenciais.
  • B Ao interagir, as marcas assumem características humanas e passam a ser percebidas pelo público como pessoas, assim vão garantindo seu espaço no mercado, vão se fortalecendo, porque essa aproximação faz com que haja uma fidelização e, em momentos de crise, é possível contornar a situação de modo mais eficiente e rápido
  • C Com a tecnologia da internet, a narrativa publicitária distancia-se cada vez mais da narrativa cinematográfica para ganhar sua própria identidade.
  • D A publicidade na web limita-se apenas ao uso de pop-ups, banners digitais e serviços de envio de e-mails com ofertas de produtos e serviços.
  • E Consumidores participativos centrais no planos de negócio, como estratégias para a construção de projetos empresariais é o que a publicidade visa combater a fim de retornar aos tradicionais modelos de consumo que antecedem o advento da internet.