Questões de Marketing em Design Gráfico (Design Gráfico)

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Existem inúmeros serviços e plataformas sociais. Para desenvolver estratégias e ações de marketing em plataformas sociais, é preciso um plano de marketing com sólidas informações sobre o mercado, o produto, o público com o qual se quer conversar e, principalmente, com objetivos bem definidos.

Sobre estratégias de marketing em plataformas sociais, é CORRETO afirmar:

  • A As plataformas de rede social são usadas, primordialmente, por pessoas jovens como forma de entretenimento contemporâneo. Nesse sentido, é importante que toda e qualquer atuação de marca nas redes sociais seja pautada pelas piadas e memes.
  • B É necessário que a empresa/marca estabeleça uma presença em toda e qualquer plataforma que exista, independentemente de qualquer orientação estratégica. O espaço virtual precisa ser ocupado em sua plenitude.
  • C Em mercados com poucos competidores, a probabilidade de uma marca já atuante nesse mercado ser pouco conhecida é grande, visto que, normalmente, os líderes de mercado praticamente fazem com que seus concorrentes desapareçam na internet.
  • D Para construir uma estratégia de ação em plataformas sociais, é necessário saber o que se propõe e com quem se deseja interagir. Então se define quais canais (plataformas usar) e como será construída a presença efetivamente.

A presença digital ocorre por meio de conteúdos que são publicados por uma marca ou empresa em diferentes ambientes digitais. Assim sendo, o site da empresa é um ponto de sua presença digital. De igual maneira, os perfis e as páginas que a empresa venha a criar em plataformas sociais representam pontos de sua presença digital.

Sobre presença digital, é CORRETO afirmar:

  • A Ações de e-mail são bastante interessantes em termos de difusão de conteúdo e podem ser usadas como parte de estratégias digitais de empresas. No entanto, como as mensagens chegam às caixas de correio dos usuários e eles podem apagá-las, não podem ser consideradas presença digital efetiva.
  • B As diferentes presenças de uma marca no contexto digital se dividem em presenças próprias (o site da empresa, seu perfil em uma rede social), presenças espontâneas (quando uma empresa é citada de forma orgânica, recebendo links em outros sites) e presenças pagas (quando a marca recebe dinheiro em troca de colocar em seu site mensagens de terceiros, pagando a sua presença.
  • C Como no mundo contemporâneo estamos todos usando as plataformas sociais constantemente, é estratégico para uma marca que concentre sua presença exclusivamente nesses serviços. O ponto positivo de manter páginas e perfis em sites de rede social como presença única de uma empresa na internet é que, nesses ambientes, a empresa tem total controle sobre o que se fala dela.
  • D Marketing, tecnologia e design são áreas que devem operar em sinergia quando se planeja uma estratégia de presença digital para uma marca. O marketing dá o aporte de posicionamento e objetivos, enquanto a tecnologia fornece a estrutura ideal para operacionalizar esses objetivos e o design é o responsável por garantir a experiência ideal para o público-alvo.

O design é uma disciplina de solução de problemas. Se o design estiver inserido em um ambiente de negócios, então suas operações servirão para solucionar problemas de negócios.

Sobre a aplicação do design no contexto de negócios, é CORRETO afirmar: 

  • A A colaboração do design numa empresa é importante e concentra-se única, efetiva e taticamente apenas no processo de concepção do produto.
  • B A concepção de design nos negócios visa separar dos aspectos relacionados a comunicação e as vendas. O design tem uma colaboração conceitual efetiva, porém pouco pode colaborar com aspectos práticos e operacionais.
  • C Design não pode reduzir os salários nem os benefícios sociais dos empregados da produção, a fim de reduzir custos. No entanto, design pode reduzir os custos das matérias-primas, especificando-se diferentes materiais ou realizando projetos mais econômicos e racionais.
  • D O design é um importante veículo; um meio para informar sobre os produtos ou serviços da empresa. Este papel, embora restrito, tem grande valor.
O Fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos que não existem. Por isso chamamos de Fechamento Sensorial da forma.  Dessa forma, os elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente vê um objeto completo mesmo quando não há um.

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Sobre o método, é CORRETO afirmar:
  • A A Coca-Cola faz uso de todo o seu arsenal de "Top of Mind Branding" nessa propaganda, já que nem precisa assinar a peça.
  • B É interessante, porém pouco usual, já que a marca nem assina o produto, podendo gerar uma confusão quanto ao que está sendo vendido de fato na peça.
  • C É uma forma usual de Branding, e não é necessário um mercado consolidado para criar peças dessa natureza
  • D Precisa de muita interpretação, sobretudo para quem não está acostumado a ver peças dessa forma.
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Apesar de não ser um conceito de fato inovador, é sempre uma grande inspiração quando vemos grandes marcas vendendo seus produtos, sem, de fato, mostrá-los para o seu consumidor. É como se fosse reforçado, aqui, seu conceito de love-mark, de top of mind, enfim, de marca notória.
Com base nesse contexto, podemos constatar as seguintes opções retóricas do  método criativo do Design:

I. A ideia da primeira peça, se fosse em texto, poderia ser: "o hambúrguer dessa lanchonete é tão bom que só conseguimos exibir a caixa vazia, pois  ele já foi consumido." II. A ideia das 2 peças é "dar um gatilho", evidenciar que podemos ver hambúrgueres da empresa até em locais inusitados. III. A assinatura, com o enunciado "aberto até tarde", faz alusão a luzes da  cidade à noite.

Está CORRETO o que se afirma em:
  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.