Questões de Marketing em Empresas de Serviço (Atendimento ao Público)

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Uma tendência atual de marketing nas empresas é o marketing de relacionamento, que tem como objetivo estabelecer relacionamentos que sejam satisfatórios tanto para a empresa quanto para os cliente, fornecedores e demais stakeholders. A finalidade é atrair e fidelizar clientes por um longo prazo.
A comunicação adequada tem papel essencial na criação desse diálogo e fidelização entre as partes; pensando nisso, algumas empresas investem em programas de fidelização, em eventos que aproximam a marca dos seus stakeholders por meio de experiências sensoriais, a fim de gerar empatia, vínculo e relacionamento de longo prazo.
Disponível em:http://revistas.es.estacio.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).
Tendo em vista as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A utilização do marketing de relacionamento implica no desenvolvimento de ações a partir da análise de banco de dados, por meio de CRM (Customer Relationship Management), a fim de se entender o perfil dos clientes.
II. Uma das ferramentas operacionais utilizadas como estratégia de marketing de relacionamento é o programa de fidelização, que deve atender às necessidades e aos desejos dos envolvidos na ação.
III. O marketing de relacionamento compreende a construção de vínculos emocionais com os stakeholders e o desenvolvimento de confiança e comprometimento entre as partes.
IV. Considerar o marketing de relacionamento como estratégia de retenção de clientes significa ignorar a orientação para o longo prazo.
É correto o que se afirma apenas em:
  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III, IV.

As propagandas de um determinado banco falam de atendimento de alta qualidade e produtos financeiros que atendem a todas as necessidades dos clientes. O banco investiu muito em equipamentos e no treinamento dos funcionários, de forma que a entrega do serviço de alta qualidade é esperada por todos os diretores da instituição.

Com base no triângulo de serviços, o momento da verdade, quando ocorre a interação entre cliente e organização, e o serviço é produzido e consumido, está relacionado ao marketing

  • A interno
  • B externo
  • C dimensional
  • D hierárquico
  • E interativo

Considere a seguinte publicação, feita em um site na Internet. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Com base apenas nessas informações, é correto afirmar que a estratégia escolhida pelo lutador Fabricio Werdum é

  • A ofensiva.
  • B oportunista.
  • C defensiva.
  • D analítica.
  • E reativa.

As decisões de apreçamento de uma empresa são influenciadas por fatores organizacionais internos e fatores ambientais externos. Com essa descrição é possível concluir que existem

  • A fatores internos que influem nos preços: objetivos de marketing, estratégia do mix de marketing, custos e a organização.
  • B fatores externos que influem nas decisões de fixação de preços: natureza do mercado, demanda, concorrência, percepção dos consumidores sobre preço-valor e custos em diferentes níveis de produção.
  • C fatores internos que influem nos preços: custos como função da experiência de produção, estratégias do mix de marketing, análise da relação preço-demanda e as preocupações sociais.
  • D fatores externos que influem na formação dos preços: conjuntura econômica, governo, revendedores e considerações organizacionais.
  • E tanto fatores externos quanto fatores internos que influenciam a relação preço-demanda, quando os diferentes tipos de mercado estabelecem seus preços.

Segundo Santos (2015), o marketing é a área do saber administrativo incumbida de estudar a relação entre uma organização com os mercados e os públicos aos quais está ligada. A respeito dos tipos de marketing no setor público, analise as afirmativas a seguir:


I. O marketing institucional abrange atividades como pesquisa, projeto, inovação, distribuição, comunicação e promoção.


II. O marketing social visa, principalmente, à mudança de comportamento do público com vistas à solução de problemas como o analfabetismo, a dependência de drogas, o alcoolismo e a desnutrição, entre outros.


III. O marketing político é utilizado apenas por representantes políticos ou candidatos a cargos políticos; consiste num conjunto de técnicas que tem como objetivo favorecer a adequação de um candidato ao seu eleitorado potencial.



É CORRETO o que se afirma em 

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, apenas.