Questões de Marketing em Relações Públicas (Relações Públicas)

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Com base no Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta acerca das relações políticas e do exercício do lobby.

  • A No exercício do lobby, o profissional de relações públicas tem a obrigação de servir imparcialmente à justiça, exceto quando um colega for parte envolvida na questão.
  • B É vedado ao profissional de relações públicas identificar quem ele representa no exercício do lobby em âmbito municipal ou estadual.
  • C O aprimoramento de novas técnicas de debates é função obrigatória do profissional de relações públicas.
  • D Não consta do referido Código sessão específica referente ao exercício do lobby.
  • E De acordo com o referido Código, uma vez que o trabalho de relações públicas se baseia nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, atividades de lobby não podem ser ligadas a interesses privados.

______ é uma área que tem de ser vista sob a ótica da interdisciplinaridade e, na prática, se vale simultaneamente do aporte do conjunto delas. E se diferencia do ______ porque ele tem a proposta de colocar ênfase no mercado, no produto, ou no serviço, assim como na satisfação do consumidor.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  • A Marketing / branding 
  • B Relações públicas / marketing
  • C Relações públicas / branding 
  • D Administração / marketing

Considere que um profissional de relações públicas atua junto à Câmara Municipal do interior para influenciar questões que sejam do interesse de seu cliente, mas ele não praticou crime, nem mesmo feriu os preceitos éticos de relações públicas. Tal atividade é denominada

  • A public affairs.
  • B comunicação dirigida.
  • C goodwill. 
  • D lobby. 
  • E divulgação.

Instrumento de relações públicas que tem por finalidade a divulgação da marca ou da organização por meio de ações relacionadas a música, arte, esporte, literatura, cinema, teatro, entre outras. Pode ser materializado como produto ou como evento e se insere, ao mesmo tempo, no âmbito da comunicação institucional e da comunicação mercadológica. A que esse texto se refere:

  • A Marketing de Relacionamento.
  • B Marca corporativa.
  • C Marketing experimental.
  • D Promoção de vendas.
  • E Marketing cultural.

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta.

  • A Um dos princípios fundamentais da profissão é o compromisso do profissional em empenhar-se na criação de estruturas e canais de comunicação de modo a favorecer que a organização ou cliente controle as informações que circulam a seu respeito.
  • B Na ocorrência de ações judiciais que envolvam direta ou indiretamente as atividades de relações públicas, exige-se a quebra de sigilo profissional.
  • C É permitido ao profissional de Relações Públicas o exercício de Lobby, desde que se atenha às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.
  • D É vedada a disseminação de informações falsas ou enganosas sobre a organização para a qual atua se isso não for autorizado pelo cliente.
  • E O princípio de solidariedade profissional tem precedência em situações de erro, contravenção penal ou infração ao Código de Ética praticado por outro colega.