Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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A biblioteca de um órgão público, visando ao aprimoramento de seus serviços, desenvolveu um estudo de usuários com o objetivo de analisar a relação entre a oferta e a demanda de informação. O foco principal do estudo foi identificar a visão do usuário como consumidor da informação a partir da identificação de suas necessidades e demandas de seu comportamento e de sua satisfação. É correto afirmar que esse estudo de usuários está orientado na perspectiva de
  • A marketing.
  • B usabilidade.
  • C sensemaking.
  • D sistema de informação.
  • E processo construtivista.

Leia o fragmento a seguir.


O marketing da informação refere-se às organizações e aos sistemas envolvidos com os processos de _____ da informação, relativos às diversas etapas do ciclo da informação como a coleta, tratamento, _____ e _____ da informação.


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento.

  • A gestão – disseminação – uso
  • B negociação - divulgação – promoção
  • C organização – avaliação – intercâmbio
  • D recuperação – preservação – guarda
  • E seleção – fidelização – valorização

Com relação ao uso de mídias sociais como estratégias de marketing em bibliotecas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O uso das mídias sociais pela biblioteca favorece o compartilhamento de informações, além de ser um forte aliado na disseminação de seus produtos e serviços.

( ) A realização periódica de estudos de usuários é necessária para selecionar a mídia adequada ao segmento que a biblioteca atinge.

( ) A biblioteca deve participar ativamente das mídias sociais usadas por seus usuários, minimizando barreiras comunicacionais e agilizando o atendimento de demandas de informações online.



As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – V.
  • B V – F – F.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.
  • E V – V – V.

Na construção de um plano de marketing, a implementação, a execução e o controle das atividades previstas como avaliação da ação em curso, controle, revisão e retroalimentação integram a

  • A definição de metas.
  • B determinação do mercado.
  • C determinação de estratégias.
  • D definição do plano tático.

Como um processo sistêmico, transdisciplinar e focado nas trocas que podem ser estabelecidas em um ambiente, conforme Prado (2022), o marketing para bibliotecas é constituído de nove etapas. Dentre elas, está a construção de um Plano de Marketing que consiste na:

  • A Etapa de identificação de todas as etapas em um documento construído e compartilhado com toda a equipe.
  • B Etapa da análise de ambiente, em que se realiza a análise do ambiente de negócios ou de mercado.
  • C Etapa de definição do público, em que as bibliotecas devem buscar conhecer suas comunidades.
  • D Etapa de definição de estratégias a partir de tendências, técnicas e modelos ou pela composição dos 4 Ps do marketing.
  • E Etapa do diagnóstico da biblioteca, em que são elencados os produtos, serviços, estrutura, equipe e diferenciais que a contemplam.