Questões de Marketing Organizacional (Marketing)

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Uma grande empresa do setor de produtos de beleza, sempre preocupada com o aspecto ambiental, decidiu melhorar sua imagem nacional e internacionalmente investindo na gestão de sua marca (branding), mais especificamente em seu posicionamento frente a seus consumidores. Após muitos estudos, a empresa estabeleceu que todos os seus produtos seriam fabricados a partir de ingredientes naturais, de maneira a não agredir o meio ambiente. Depois de algumas pesquisas envolvendo consumidores e concorrentes, verificou que era a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional nesse segmento, bem como era considerada a melhor marca por consumidores de produtos de origem natural, que também a avaliaram quanto a seu processo de crescimento contínuo.

Sobre as estratégias de posicionamento utilizadas pela empresa descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa utilizou-se do posicionamento por categoria de produtos, pois ofereceu um produto diferenciado da concorrência que também atua no setor de produtos de beleza.
II. Na pesquisa com consumidores que avaliaram a marca em um processo contínuo de crescimento, a empresa utilizou-se de posicionamento por atributo.
III. A empresa fez uso do posicionamento por concorrência ao afirmar que é a primeira empresa em âmbitos nacional e internacional no segmento de produtos de beleza de origem natural.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, seja visual, seja escrita. Assinale a alternativa abaixo que indica uma estratégia de comunicação empresarial que pode se tornar uma em ferramenta para o sucesso organizacional.

  • A Tornar assimétricos o marketing institucional e o marketing comercial.
  • B Investir maciçamente em tecnologias emergentes.
  • C Criar uma linguagem eventual e diversificada.
  • D Planejar a comunicação de maneira antagônica e segregada.
  • E Ajustar os programas de marketing social ao contexto sócio político.

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


No marketing, são chamadas de controláveis as variáveis econômicas e as tecnológicas.

  • Certo
  • Errado

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


A logística é uma subdivisão do elemento produto no composto de marketing.

  • Certo
  • Errado