Questões de Marketing (Biblioteconomia)

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O bibliotecário precisa estar cada vez mais atento às inovações e tecnologias, de forma a atender, com eficiência e criatividade, os usuários de bibliotecas. Uma das áreas que vem se destacando é o marketing nos serviços de informação, que é definido como:

  • A uma filosofia de gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover, com a máxima eficiência possível, a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação.
  • B um conjunto de habilidades requeridas das pessoas para reconhecer quando a informação é necessária e para sabe localizar, avaliar e usar a informação recuperada.
  • C uma atividade que utiliza as informações internas bem como o público externo como fontes para encontrar e reforçar a informação sobre o mercado ambiente.
  • D uma estrutura gerada através das relações de diferentes atores (pessoas, instituições, organizações, sociedades etc.), todos eles vinculados a certas particularidades ou interesses comuns, com o objetivo de fortalecer relações mútuas.

A respeito do estudo e do treinamento de usuários, do alerta e da disseminação da informação, assinale a alternativa correta.

  • A A acessibilidade e a facilidade do uso são fatores determinantes para a utilização do serviço de informação.
  • B Os canais formais de informação são considerados os mais importantes para satisfazer a necessidade de informação dos usuários.
  • C A entrevista alia o roteiro de perguntas formuladas à observação da realidade objetiva.
  • D A observação participante não sistemática é uma técnica de coleta de dados de estudo de usuários que utiliza documentos já existentes como fonte, tais como estatísticas de bibliotecas, referências de obras citadas e anotações, entre outros.
  • E A ausência de marketing ou de promoção não afeta diretamente a percepção do usuário quanto ao acervo.

Assinale a alternativa que apresenta a definição de marketing em bibliotecas:

  • A É a atividade que envolve o usuário e durante a qual se executa o serviço de referência.
  • B É a coleta sistemática de dados sobre o sistema – suas atividades, operações, pessoal, uso e usuários, em um dado momento ou em um período de tempo.
  • C Conjunto de operações necessárias à produção, reunião, tratamento/processamento, difusão e utilização de documentos.
  • D Conjunto de esforços concentrados na promoção eficiente da satisfação de usuários que necessitam e utilizam produtos e serviços de informação.
  • E É a forma de divulgação contínua e regular das informações ou de materiais recebidos pelas bibliotecas, seja por meio de serviços de alerta, elaboração de boletins informativos e sumários correntes.
Desenvolvimento de estudos e pesquisas na área da Ciência da Informação que pode contribuir no aprimoramento do desempenho da prestação de serviços de informação direcionada para o atendimento e o relacionamento com os diversos públicos das bibliotecas e demais unidades de informação. O enunciado refere-se
  • A a estudos de usabilidade.
  • B a marketing da informação.
  • C aos efeitos da informação.
  • D a ambientes da informação digital.
  • E à construção de modelos da informação.

Em relação ao marketing da informação na internet, a informação eletrônica

  • A é intrinsecamente pouco diferente da não-eletrônica, devendo ser analisada de forma similar pelo profissional de marketing.
  • B dificulta agrupar consumidores por dados de similaridade que possibilitam planejar as mais diferentes operações e atividades de marketing.
  • C tem como característica a distribuição unidirecional de conteúdo.
  • D é menos complexa, estando restrita apenas por aspectos administrativos.
  • E possui uma dualidade que amplia o processo mercadológico, pois se comporta tanto como produto como serviço, simultaneamente.