Questões de Matriz BCG (Marketing)

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A análise da matriz de participação de mercado/crescimento do mercado, também conhecida como Matriz BCG, é uma técnica de análise da carteira (portfólio) de negócios para a formulação de estratégias adequadas para melhor administrar suas carteiras de investimentos.
Em relação à Matriz BCG, relacione cada um de seus quadrantes às suas características.
1. Ponto de interrogação 2. Vaca leiteira 3. Bicho de estimação 4. Estrela
( ) Apresenta um desafio para as organizações, porque ele exige muito dinheiro para permanecer competitivo em mercados em crescimento. ( ) É um produto que não atingiu uma base segura num mercado em expansão, mas altamente competitivo. ( ) As estratégias de marketing para esse quadrante procuram defender a parcela de mercado mediante o reforço da lealdade do consumidor. ( ) As estratégias de marketing para esse quadrante pretendem maximizar qualquer lucro potencial ao minimizar os gastos ou promover um diferencial para construir parcela de mercado.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 4 – 1 – 3 – 2
  • B 1 – 2 – 3 – 4
  • C 1 – 4 – 3 – 2
  • D 4 – 3 – 1 – 2
  • E 4 – 1 – 2 – 3

A figura abaixo apresenta uma matriz BCG aplicada ao portfólio de produtos de uma empresa.


                Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A partir do exposto na matriz, é correto concluir que:

  • A o produto A é do tipo “estrela”, que traz a maior rentabilidade para a empresa;
  • B o produto C é do tipo “ponto de interrogação”, que deve ser abandonado, se possível;
  • C o produto B é um produto “maduro”, que a empresa deve abandonar para investir nos produtos “estrela” e “cachorros”;
  • D o produto B é do tipo “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar os outros produtos;
  • E os produtos D e E são “cachorros”, no início do ciclo de vida, nos quais a empresa deve investir para desenvolver novos mercados.

Sobre a matriz BCG, que disseminou o conceito do posicionamento da “vaca leiteira” e outras imagens na linguagem do marketing, assinale a afirmativa correta.

  • A A inadequação para análise de setores da indústria, por ter sido desenvolvida por uma empresa da área de vacinas.
  • B “Cachorros” ou “abacaxis” são negócios ou unidades de negócio com baixa participação em mercados estáticos ou em declínio.
  • C “Fazendas” são negócios ou unidades de negócio que demandam uma colheita intensiva.
  • D O uso da matriz tipicamente requer o uso de uma árvore de decisão complexa.
  • E A matriz BCG permite uma visão ampliada das estratégias competitivas propostas por Michael Porter.

A Matriz BCG foi utilizada por uma empresa do ramo de alimentos e bebidas para análise de seu portfólio de produtos. Sobre as análises permitidas pela BCG, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma marca de biscoito já consolidada no mercado, que gera uma alta receita sem necessidade de alto investimento em marketing, é um exemplo de vaca leiteira.

II. Um refrigerante com baixo desempenho em um mercado em declínio é um exemplo de ponto de interrogação.

III. Um doce alocado no grupo das estrelas gera pouco custo para a manutenção da sua fatia de mercado.


Assinale a opção que indica as afirmativas corretas.

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.

O mercado internacional sugere que a demanda global de petróleo deve continuar se mantendo nos níveis atuais para os próximos anos, mesmo considerando que grandes mudanças estão ocorrendo, tanto na demanda quanto na oferta de petróleo. A tendência é que os países em desenvolvimento passem a consumir mais petróleo do que os países desenvolvidos. O crescimento de suas economias sinaliza que o Oriente Médio e a Ásia irão demandar cada vez mais petróleo. Por outro lado, EUA, Europa e Japão, historicamente grandes consumidores, buscam fontes alternativas de energia, devendo usar cada vez menos petróleo.
Diante desse quadro, depreende-se que o mercado mundial de afretamento de navios-tanque deverá apresentar

  • A desequilíbrio entre a oferta de navios e a demanda por transporte.
  • B baixas taxas de frete, devido à alta previsibilidade de fluxos.
  • C grande oferta de navios novos, excedendo a demanda.
  • D pleno uso da capacidade ofertada pelos navios existentes.
  • E redução da oferta de navios, o que pode provocar a elevação dos fretes.