Questões de Melanie Klein (Psicologia)

Limpar Busca

A produção teórica de Melanie Klein costuma ser dividida em três etapas. No período de 1919 a 1932, entre as suas principais hipóteses estão:

  • A o fluxo da análise das angústias secundárias e o acesso ao material manifesto.
  • B a neurose de transferência incompleta e a ideia de modalidade depressiva.
  • C a posição esquizo-narcísica e a descoberta da mente como espaço de objetos.
  • D a inveja secundária e a interpretação da transferência primordial.
  • E o Complexo de Édipo precoce e a formação de um superego precoce.

Tendo como base as contribuições das principais escolas de psicologia que se debruçaram sobre o desenvolvimento para a educação, julgue o item.
Segundo Melanie Klein, na fase de zero a seis meses de vida, o bebê se encontra na posição depressiva. 

  • Certo
  • Errado

No trabalho clínico de atenção a sofrimento psíquico na infância, a perspectiva de Melanie Klein se constitui um pilar teórico e técnico fundamental para atenção a essa população. Sobre essa perspectiva, a qual se inclui o uso do brincar como recurso terapêutico, é correto afirmar.

I. No tratamento busca-se levar a criança de representação em representação, de moção pulsional em Moção pulsional, de objeto internalizado em objeto internalizado, instaurando tantas representações quantas sejam necessárias para manter o mais baixo possível o nível de tensão que regula todo o funcionamento do aparelho psíquico.
II. O tratamento é concebido como um estabelecimento do princípio de prazer, ou seja, como a constituição do eu. A técnica inclui atenção aos detalhes mais ínfimos como o uso do material fornecido, (brinquedo, dramatização, água, recorte, desenho), maneira como brincam, mudança de brinquedo e etc. O brincar toma o lugar da associação no sentido analítico fazendo ofício de metáfora (sonho).
III. Os princípios do tratamento são os mesmos para todos os pacientes, crianças e adultos; mas uma vez que o psiquismo dos pacientes muito pequenos é diferente, essa diferença é alcançada por meio do brincar. O brincar, ou o Play-technique, equivale ao que seja a ludoterapia, que oferece descarga emocional e libera o afeto desagradável, quando o ludoterapeuta então pode interpretar a transferência negativa.

Estão corretas apenas as assertivas:

  • A II, III.
  • B I, III.
  • C II.
  • D I, II.

Melanie Klein e Anna Freud foram pioneiras nos estudos da Psicanálise com crianças. Especialmente Melanie Klein revelava um conjunto de divergências em relação a algumas teses de Sigmund Freud. Sobre este ponto, é CORRETO afirmar que ela:

  • A Colocava nas crianças o foco de parte dos seus estudos e, por desenvolver uma terapia para tratar de crianças a partir da idade de 7 (sete) anos com o uso de jogos gerou um distanciamento de Freud.
  • B Atribuía um maior destaque em relação às primeiras fases (consideradas como não estanques) do desenvolvimento infantil e argumentava que os primeiros estágios da vida psíquica eram muito mais relevantes do que defendia Freud em seus estudos.
  • C Entendia que Freud não lhe dava a merecida atenção e isso os colocou em caminhos teóricos completamente opostos até a sua morte, em 1960.
  • D Juntamente com Anna Freud, desenvolveu a Psicanálise em área que o próprio Sigmund Freud não conseguiu, notadamente as contribuições para a compreensão dos processos de memória e inteligência infantil, em cada fase do seu desenvolvimento.
  • E Em seus últimos trabalhos sobre psicanálise infantil, chegou a conclusões que lançaram por terra grande parte do edifício teórico construído por Freud, inclusive propondo uma nova e revolucionária interpretação dos sonhos.

Melanie Klein possuía uma verdadeira fé na importância de buscar a expressão de conteúdos inconscientes e acreditava que a criança estava em melhor posição que os adultos para encontrá-los. "Podemos estabelecer um contato mais rápido e seguro com o inconsciente das crianças" (Klein, 1975, P. 141), escreve ela, em 1927, por ocasião dos embates com Anna Freud, e acrescenta, as crianças não são, fundamentalmente, distintas dos adultos. Só o que ocorre é que nas crianças o 'eu' não se desenvolveu ainda, plenamente, e, portanto, elas estão:

  • A Em descaminhos de quem muito se preocupa com a consciência.
  • B Em condições de liberar expressões da perigosa sexualidade perversa polimorfa.
  • C Em uma constituição psíquica muito precoce, o que nos permitiria pensar em recalque e sintoma, na infância.
  • D Muito mais governadas pelo inconsciente.
  • E Com as passagens para entrar e sair dele e dos processos de fecundação e nascimento.