Questões de Memória e Patrimônio Cultural (Museologia)

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Complete as lacunas dando veracidade ao enunciado: Transmitido como uma herança – ou legado – o Patrimônio Cultural remete à __________ desenvolvida pelas sociedades. Ele diz respeito aos conjuntos de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que lhe conferem os traços de sua ____________. A partir do patrimônio, nos tornamos únicos. Por outro lado, a _______________ por si só pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.

  • A Política cultural – raça – riqueza intelectual.
  • B Riqueza simbólica e tecnológica – identidade – diversidade cultural.
  • C Beleza natural e humana – homogeneidade – riqueza intelectual.
  • D Riqueza cultural – identidade – história.

Maria Cecília L. Fonseca, em O patrimônio em processo afirma que “dada a importância de Minas Gerais e dos mineiros na criação do Sphan, interessa caracterizar a posição desse grupo e o papel de Minas tanto no movimento modernista quanto na política brasileira nas décadas de 1920 e 1930” (2005, p. 92), Pois, para os modernistas, Minas Gerais se constituiu, desde a década de 1920, em polo catalisador e irradiador de ideias. Levando tais afirmações em conta, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre as ideias difundidas pelo grupo de modernistas mineiros e os acontecimentos.
COLUNA I 1. Em viagem a Minas Gerais, em 1916, Alceu Amoroso Lima e Rodrigo Melo Franco perceberam a riqueza da arte colonial e a necessidade de sua preservação. 2. Em 1923, o deputado Luiz Cedro apresentou um projeto de lei destinado a salvar o patrimônio mineiro, sugerindo a criação de um órgão público de proteção aos monumentos. 3. Em 1924, um grupo paulista acompanha o poeta Blaise Cendrars em viagem a Minas Gerais e tem contato com a arte colonial brasileira e o grupo de modernistas mineiro.
COLUNA II ( ) Segundo os membros desse grupo, essa seria a viagem de “Descoberta do Barroco”. ( ) Proposta de criação de uma inspetoria dos monumentos históricos. ( ) Mario de Andrade dizia que foi a viagem de contato com a arte colonial, de “Descoberta do Brasil”.
Assinale a sequência correta.

  • A 2 1 3
  • B 3 2 1
  • C 1 2 3
  • D 1 3 2

Em relação à instituição do tombamento – dispositivo por meio do qual o Decreto-lei nº 25/1937 fornece as bases jurídicas de proteção aos bens culturais no Brasil –, analise as seguintes afirmativas sobre os efeitos da legislação na propriedade privada e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O direito à propriedade, enquanto direito do indivíduo, é limitado pelo que seria a função social da propriedade no Código Civil Brasileiro. ( ) O valor patrimonial não é qualificado no texto legal brasileiro sobre a preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. ( ) No caso específico dos bens tombados, a tutela do Estado recai sobre os aspectos considerados de interesse público. ( ) Um bem cultural pode ser tombado por sua vinculação aos fatos memoráveis da história do Brasil, por exemplo.

Assinale a sequência correta.

  • A F V V F
  • B V F V V
  • C V F V F
  • D F F F V

De acordo com o Guia Básico de Educação Patrimonial (1999, p.11), identificado o objeto / fenômeno / tema de estudo, a ação educativa se desenvolverá ao longo de etapas. Levando em conta os passos estabelecidos pela metodologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo a relação entre as etapas e os objetivos / exemplos de atividades a serem desenvolvidas em cada uma delas.
COLUNA I 1. Observação 2. Registro 3. Exploração 4. Apropriação
COLUNA II ( ) Identificar o objeto / função / significado; exercícios de percepção visual / sensorial, por meio de perguntas, medição, dedução ou manipulação, como exemplos de ações dessa etapa. ( ) Desenvolver capacidade de análise e julgamento crítico, interpretação das evidências e significados; análise de problema, levantamento de hipóteses e pesquisa em outras fontes são exemplos de atividades dessa etapa. ( ) Envolver afetivamente, internalização e valorização do bem cultural; ações de releitura, dramatização, interpretação em diferentes meios de expressão, como pintura, caracterizam essa etapa. ( ) Fixar o conhecimento percebido, aprofundamento da observação e análise, desenvolvimento da memória sobre a experiência; as atividades de descrição verbal ou escrita, construção de maquetes e outras representações são exemplos de ações possíveis nessa etapa.
Assinale a sequência correta.

  • A 2 4 1 3
  • B 4 3 2 1
  • C 3 1 4 2
  • D 1 3 4 2

Os itens listados a seguir são bens tombados pelo município de Lagoa Santa, exceto:

  • A Túmulos do Dr. Peter Wilhen Lund e de seus colaboradores, Pedro Andreas Brandt, Guilherme Behrens e João Rodolfo Müller, além do pequeno cemitério.
  • B Conjunto de Imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.
  • C Gruta da Lapinha.
  • D Sede da Fazenda do Registro Velho.