Questões de Mensagem Visual (Design Gráfico)

Limpar Busca
A linguagem pode exibir seis diferentes maneiras de se comportar (ou de funcionar), que poderão operar isolada ou concomitantemente em um texto. Essa multiplicidade comportamental deverá ser de domínio dos redatores, pois atuará como um “fio condutor” na moldagem de um texto. Assim, denomina-se função a um determinado comportamento regente que a linguagem manifesta dentro de uma mensagem emitida. Quando uma mensagem se direciona enfaticamente ao receptor (como por exemplo: anúncios publicitários que buscam, por meio de verbos no imperativo/discurso fechado, a persuasão do público-alvo; panfletos de cunho político; anúncios publicitários em geral; folhetos religiosos) classifica-se o comportamento que a rege como um tipo de função da linguagem. Trata-se de:
  • A Fática.
  • B Estética.
  • C Emotiva.
  • D Conativa.
  • E Metalinguística.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Dominar o conceito psicodinâmico das formas é passo fundamental para o Storytelling; Mesmo que você nunca tenha jogado PataPon (Sony, 2007), a narrativa das formas no frame extraído do jogo (acima) dão valiosas pistas de quem são os "mocinhos", quem são os hostis, qual é a tribo controlada pelo jogador, quais as ameaças, etc.

Considerando o exemplo acima, e tecendo considerações sobre o uso da psicodinâmica das formas na comunicação, avalie as informações a seguir:

I. É notório que os personagens "redondos" são mais amigáveis; II. Os diversos espinhos (triângulos) do obstáculo dão uma sensação de uma dificuldade fácil para moderada; III. Apesar das duas tribos se apresentarem em um embate com armas, a tribo vermelha aparenta ser mais ameaçadora.

É CORRETO o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas. 
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.

“Embora tenha sua origem na linguística, o estudo das dimensões semióticas da linguagem pode, por analogias, ser aplicado ao campo do design. (…) e pode ser utilizado como uma técnica complementar à técnica de análise de conteúdo, uma vez que nos debruçamos sobre um conjunto de mensagens (compostas por signos não verbais) para compreendê-las.” (MATTOS; BRAIDA; NOJIMA, 2016)
Relacione as imagens da coluna 1 com suas respectivas descrições na coluna 2, considerando a teoria semiótica peirceana.

Coluna 1 Imagens
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Coluna 2 Descrição

( ) Ícone é assemelhado ao objeto, existe sem a necessidade direta.
( ) Símbolo é um signo que existe através de uma regra, convencional ou não.
( ) Índice é um signo que se aproxima através de alguma ligação com a existência.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A 1 • 2 • 3
  • B 1 • 3 • 2
  • C 2 • 3 • 1
  • D 3 • 1 • 2
  • E 3 • 2 • 1

Conforme a Gestalt, o indivíduo sempre compreende o todo de um composto visual antes de se aprofundar em seus detalhes. Há elementos que o cérebro humano consegue identificar com rapidez, mas há outros mais complexos, que o cérebro não compreende tão rapidamente. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome da lei que se relaciona ao nível de facilidade com que se identifica e se compreende visualmente uma peça.

  • A Lei da Pregnância
  • B Lei da Unidade
  • C Lei da Segregação
  • D Lei da Proximidade
  • E Lei da Semelhança
Ao utilizar a classificação dos signos na semiótica, criada por Charles Sanders Peirce, as fotografias e os desenhos na relação do signo com seu objeto é
  • A índice.
  • B ícone.
  • C símbolo.
  • D indicativo.
  • E subjetivo.