Questões de Mensuração de Resultados no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.

O feedback é a interferência que existe entre a emissão da mensagem e a sua decodificação. 

  • Certo
  • Errado

Analise as afirmativas abaixo sobre o Assessor de Imprensa e sobre a Assessoria de Imprensa.
1. Uma das funções do assessor de imprensa é a clipagem ou taxação.
2. O mailing list – relação dos veículos de comunicação, nomes dos diretores e outros contatos importantes - é atribuição do relações públicas e não do assessor de imprensa.
3. O trabalho do assessor de imprensa e do jornalista de uma redação é o mesmo: a busca do contraditório, das várias versões do fato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Alguns termos, usualmente em inglês, fazem parte do dia-a-dia do assessor de comunicação. Escolha as palavras que mais se relacionem com os termos abaixo.


1- Clipping

2- Press Kit

3- Follow-up

4- Media Training


( ) Apresentação

( ) Acompanhamento

( ) Treinamento

( ) Monitoramento


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada4- Media Training

  • A 1, 2, 4, 3
  • B 3, 2, 1, 4
  • C 2, 3, 4, 1
  • D 4, 2, 1, 3

Acerca das coletivas de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O local da coletiva de imprensa deverá dispor das condições técnicas necessárias para os diferentes veículos, inclusive para a TV, que sempre tem prioridade para fazer perguntas nas entrevistas.
  • B Embora muito valorizadas pelos assessorados de forma geral, as coletivas contrariam a busca jornalística pela exclusividade.
  • C O assessor de imprensa deve avaliar se de fato o tema da coletiva tem relevância e abrangência suficientes que justifiquem a convocação de diversos veículos de comunicação.
  • D É papel do assessor de imprensa preparar a fonte para responder a todo tipo de pergunta, até mesmo as polêmicas e constrangedoras.
  • E Uma alternativa às coletivas, que pode inclusive render mais para o assessorado e para os veículos, são encontros com grupos de jornalistas ou uma sequência de conversas individuais.

A gestão das redes sociais faz parte do trabalho de assessoria de imprensa atualmente e implica uma série de mudanças. Sobre este tema, analise as assertivas a seguir: 


I. O monitoramento é fundamental nas redes sociais, identifica sobre o que as pessoas estão falando, quais assuntos tiveram repercussão, pode servir como sugestão de pauta, além de detectar perfis falsos ou não autorizados.


II. As assessorias de imprensa, antes voltadas para o relacionamento com a mídia para alcançar a sociedade, agora dialogam diretamente com o público final, sem intermediários; o que implica a criação e distribuição de conteúdos em múltiplas plataformas e de maneira muito mais intensa.


III. Na era das redes sociais, um cidadão comum pode produzir, divulgar informações e ganhar popularidade, razão pela qual blogueiros e influenciadores digitais atualmente tem maior credibilidade e fornecem informações mais confiáveis do que a chamada mídia tradicional.


Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.