Questões de Merchandising (Marketing)

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O merchandising no ponto de venda é a estratégia que vai permitir o destaque do produto diante da concorrência. A loja é o principal alvo para a aplicação de ações que tornem a compra atrativa, fazendo com que o consumidor perceba a presença da marca. Determinada fabricante de vassouras, esponjas e baldes é um exemplo de empresa que utilizou as ações de merchandising no ponto de venda para aumentar seu faturamento. Se sua operação não é amparada pela informação, acertar o alvo em ações de merchandising torna-se ainda mais difícil. O gerente nacional de trade marketing da referida empresa defende que é preciso atuar tal como um analista de investimentos. O profissional deve planejar a execução de ponta a ponta, priorizando sempre a potencialização dos resultados sobre o capital investido na ação de marketing dentro do varejo.
DUARTE, V. Merchandising no ponto de venda. Disponível em: clubedotrade.com.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as ações de merchandising adotadas pela empresa apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de marketing dessa empresa precisa criar estratégias de comunicação com linguagem única e conceitos diferentes em todos os canais; dessa forma, o consumidor multicanal poderá encontrar diversas mensagens coerentes da empresa em ambientes físicos e virtuais.
II. A ação desenvolvida pela empresa demonstra que o profissional de marketing deve utilizar um processo de melhoria contínua dentro do varejo, adaptando constantemente a comunicação às características de cada tipo de ponto de venda.
III. As ações de merchandising utilizadas pela empresa caracterizam-na como adotante da estratégia de omnichannel, ou multicanal, pois buscam proporcionar uma experiência satisfatória de compra ao consumidor final por meio dos diversos canais disponíveis.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores. Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.

No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Entre as estratégias para promoção de determinado produto ou serviço, incluem-se: utilização de materiais no ponto de venda, utilizando display de chão, teto, parede, adesivo de chão, stopper; inserção de produtos e marcas em filmes e programas de TV, para alcançar o consumidor de forma oculta, ligando-os a enredos e personagens. Essas estratégias são conhecidas, respectivamente, como

  • A phishing e merchandising.
  • B merchandising e brand placement.
  • C subliminal seduction e advergaming.
  • D advergaming e brand equity.
  • E phising e brand placement.

O uso intenso da prática de merchandising de produtos contraria a filosofia do consumo consciente porque, subliminarmente, se vale da desatenção dos telespectadores para fazer valer o interesse de poderosos anunciantes [...].

(BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, iniciativa privada e interesse público. In: DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2009)

Muitas empresas de televisão, no entanto, se tornaram adeptas dessa prática,

  • A porque o fundamental é ter bons resultados para serem apresentados aos seus acionistas.
  • B alegando que por se tratar do setor privado têm a opção de agir como melhor lhes aprouver.
  • C pois isso gera muitos empregos em função do aumento de consumo dos produtos divulgados.
  • D esquecendo-se que são concessões públicas e, diante desse fato, deveriam dar sua contrapartida para a sociedade.
  • E pois acreditam que os telespectadores são livres para escolher o que quiserem e imunes a influências.