Questões de Mesa de Som e Equalizadores (Áudio e Vídeo)

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Associe os parâmetros básicos em uma mixagem às suas respectivas funções.
PARÂMETROS BÁSICOS 1 - Equilíbrio 2 - Espectro de frequência 3 - Panorama 4 - Espaço 5 - Dinâmica 6 - Identidade
FUNÇÕES ( ) quantidade de frequências abrangidas. ( ) a intenção de tornar a mixagem diferente de outras. ( ) variações de volume de cada instrumento ou da música em geral. ( ) ambientação de cada instrumento. ( ) distribuição pelas caixas. ( ) relação de volume entre os instrumentos.

A sequência correta é

  • A 2, 6, 5, 4, 3, 1.
  • B 2, 6, 4, 5, 3, 1.
  • C 2, 6, 5, 4, 1, 3.
  • D 1, 6, 5, 4, 3, 2.
  • E 2, 5, 6, 3, 4, 1.

Quando Sir Paul McCartney gravou as linhas de baixo do lendário álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, ele queria que o timbre do instrumento ficasse tão rico e deslumbrante quanto os baixos que ouvia nos discos de soul music de gravadoras como Stax e Motown. Depois de muitas pesquisas, os engenheiros do estúdio Abbey Road descobriram qual era o segredo, e até hoje essa é a técnica mais utilizada para gravar baixos elétricos em estúdios do mundo inteiro.
Qual técnica era essa?

  • A Ligar o baixo diretamente na mesa de gravação, sem microfone nem amplificador.
  • B Usar um microfone condensador posicionado ao lado do amplificador.
  • C Utilizar um segundo amplificador de baixo como se fosse um gigantesco microfone dinâmico.
  • D Usar dois microfones: um cardioide na frente e outro omnidirecional atrás do amplificador.
  • E Colocar um microfone dinâmico em frente ao amplificador e outro condensador mais próximo ao instrumento. 

O guitarrista Brian Setzer, do conjunto Stray Cats, coleciona unidades de efeito Roland RE-301. Essa unidade é basicamente um gravador de fita magnética que possui um cabeçote de leitura, mas diversos cabeçotes de gravação, com controles de volume diferentes. 
Para que serve um equipamento como esse?

  • A Dar uma tonalidade mais vintage ao som da guitarra.
  • B Provocar uma saturação adicional no sinal do áudio.
  • C Equalizar o som do instrumento através da fita magnética.
  • D Criar ecos e delays entre as notas musicais.
  • E Enviar o sinal para vários amplificadores.

“Num estúdio tradicional, além do gravador e da mesa, existem outros equipamentos denominados periféricos. Sua fi nalidade é processar os sinais de áudio, executando tarefas que a mesa não está apta a fazer, e também criando efeitos” (VALLE, 2015, p. 313)
Preencha as lacunas do texto. Assim como os periféricos usam diferentes conectores para serem ligados à mesa de mixagem, os ____________ também têm alguns protocolos de comunicação com os ____________ principais.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é

  • A cabos / hardwares
  • B plug-ins / soft wares
  • C periféricos / comandos
  • D plug-ins / cabos
  • E periféricos / softwares

Uma rádio comunitária tem, em sua programação, programas de música e programas de entrevista com a participação dos ouvintes por telefone. Assinale a opção que apresenta apenas equipamentos que servem para fazer a rádio funcionar nesse contexto.

  • A Dolly, chave híbrida, waveform e microfones.
  • B Microfones, gravador portátil, chave inglesa e computadores.
  • C Microfones, mesa de áudio, chave híbrida e computadores.
  • D Computadores, microfones, refletores e mesa de áudio.
  • E Waveform, gravador portátil, mesa de áudio e microfones.