Questões de Métodos de Construção de Vias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Em um trecho de via, a cota de um terreno está acima da cota do greide planejada da pista. Logo haverá uma seção transversal
  • A do tipo mista.
  • B de corte.
  • C de aterro.
  • D do tipo dupla.
  • E do tipo tripla.
Para topografia, o ângulo formado entre o norte e o alinhamento que é medido a partir do norte, no sentido horário, podendo variar de 0 a 360º, é chamado de
  • A azimute.
  • B rumo.
  • C deflexão.
  • D radiano.
  • E grau.

Consiste na relação entre o peso e o volume de uma partícula individual de solo. No seu cálculo desconsideram-se completamente os vazios existentes no solo. A definição refere-se ao(a):

  • A volume específico do solo.
  • B peso específico dos grãos.
  • C densidade aparente dos grãos.
  • D porosidade do solo.
  • E umidade do solo.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as contagens volumétricas buscam determinar a quantidade, o sentido e a composição do fluxo de veículos que passam por um ou vários pontos selecionados do sistema viário, numa determinada unidade de tempo. Quanto às pesquisas de tráfego e contagens volumétricas, analise as afirmativas abaixo.
I. Existem dois locais básicos para a realização das contagens volumétricas: nos trechos entre interseções e nas interseções. II. No método de contagem manual, as contagens são feitas por pesquisadores, com auxílio de fichas e contadores manuais. III. As contagens manuais são ideais para a classificação de veículos, análise de movimentos em interseções e contagens em rodovias com muitas faixas. IV. As contagens realizadas pelo método automático são vantajosas em relação ao custo, com valor muito inferior em comparação às contagens manuais.
Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas II e III estão corretas

De acordo com o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), projetar uma rodovia ou uma interseção para um determinado “Veículo de Projeto” significa, em termos gerais, que todos os veículos com características ou dimensões iguais ou menores que as do veículo de projeto terão condições operacionais iguais ou mais favoráveis que o Veículo de Projeto. Quanto ao veículo de projeto e seus tipos básicos, conforme o DNIT, assinale a alternativa incorreta.

  • A O veículo de projeto a ser escolhido deve abranger e cobrir os veículos representativos da frota, de modo que a participação dos veículos remanescentes com características mais desfavoráveis seja reduzida ao mínimo e, os efeitos adversos consequentes, possam ser desprezados
  • B Nos casos de utilização primordialmente por veículos de passeio (tais como rodovias e interseções de acesso a pontos turísticos), o veículo de projeto adequado, frequentemente, é o veículo VP (veículos leves)
  • C Nas principais áreas urbanas, os ônibus longos (O) costumam ter participação expressiva, devendo ser verificada a conveniência de utilizá-lo como veículo de projeto
  • D Mesmo nos casos de utilização, primordialmente por veículos de passeio (tais como rodovias e interseções de acesso a pontos turísticos), o veículo de projeto adequado, frequentemente, é o veículo tipo (O) (veículos comerciais rígidos, não articulados, de maiores dimensões)