Questões de Metologia e Métodos em Design (Design Gráfico)

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Design Thinking, leia as assertivas a seguir:


I. A disposição e até a aceitação das restrições com empolgação constituem o fundamento do Design Thinking.


II. Design Thinking precisa ser praticado exclusivamente por designers, que atuarão para que o cliente possa avaliar os resultados.


III. Design Thinking é o contrário de pensar em grupo, mas, paradoxalmente, ocorre em grupos.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

  • A I.
  • B I e III.
  • C II.
  • D II e III.

O ciclo iterativo de design, ilustrado na imagem abaixo, tem íntima relação com o design centrado no usuário, design thinking.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sobre o ciclo iterativo e o desenvolvimento de soluções centradas em pessoas, é CORRETO afirmar:


  • A A avaliação dos protótipos deve sempre ser feita por equipes externas, visto que a equipe de desenvolvimento conta com um viés que pode atrapalhar o processo.
  • B A construção de versões interativas é importante e deve ser bem-feita. Esse processo é o de teste de mercado e os produtos que passarem nesses testes (a avaliação) são amplamente distribuídos.
  • C A etapa de design representa o ponto de construção de conceitos e ideias que virarão os protótipos. É um momento de ensaio e erro e deve seguir regras estritas e amplamente estabelecidas.
  • D A etapa de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos se relaciona intimamente com a observação e compreensão dos usuários, preferencialmente em contexto de uso real.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em resumo, o método da criação de algo "genial".

Sobre o processo destacado acima, é CORRETO complementar:
  • A A combinação é que resulta em um produto considerado genial (ao menos, para quem desconhece as duas etapas anteriores).
  • B A cópia não deveria estar como parte do processo de criação.
  • C A transformação é, em resumo, o ato de ocultar o objeto copiado.
  • D O processo de criação não deveria ter a transformação como passo 2

Tai Hsuan An, em seu livro “Design: conceitos e métodos”, apresenta um conceito abrangente e adequado de design:

Design é toda atividade projetual efetiva de criação e produção de objetos, sistema de objetos e ambientes organizados, realizada por meio de processos racionalizados, com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida humana.

AN, Tai Hsuan. Design: conceitos e métodos. Editora Blucher, 2017. p. 45


Sobre design, leia os trechos a seguir:


I. O design, para ser efetivo e satisfatório, depende da atividade inteligente, pensada, racional, mesmo altamente influenciada pela intuição, sentimentos, percepção estética e sensibilidade artística. O projeto constitui um processo essencialmente de racionalização não só do processamento, da avaliação e da aplicação dos dados úteis, mas também da sequência das operações, experimentações, análises e métodos de criação. Atividades são, assim, projetuais, isto é, baseadas em processo, métodos e técnicas de projeto.


II. O design é capaz de contribuir, por meio de atuações inovadoras, para atender às necessidades comuns da humanidade, tais como a acessibilidade e a sustentabilidade.


III. A intervenção do designer realiza-se por meio de atividades projetuais, com objetivos claramente definidos, dados suficientemente coletados e processados (organizados e avaliados), em função do desenvolvimento de todo um processo de criação e produção do objeto, a fim de oferecer uma solução a determinado problema previamente definido.


É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Bruno Munari (1907-1998), artista e designer italiano, contribuiu com fundamentos em muitos campos das artes visuais, além de outros tipos de arte como literatura, poesia e didática. Em sua obra ‘Das coisas nascem coisas’ (1983) ele relembra o método cartesiano e, entre outras coisas, afirma que o designer não deve sair atrás de uma solução geral que resolva rapidamente o problema.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), tendo em conta o método projetual de design.

( ) O designer deve olhar atentamente para o problema proposto pelo cliente, antes de dar início ao processo de geração de soluções de projeto.
( ) Os dados fornecidos pelo cliente são mais que suficientes para o desenvolvimento do projeto.
( ) Cabe ao cliente fornecer um briefing detalhado e, quando bem elaborado, torna desnecessária a atuação do designer na definição dos limites do problema do projeto.
( ) Se os limites do problema não são bem estabelecidos, o problema pode vir a tornar-se um não problema por não apresentar viabilidade de solução.
( ) O briefing para design conta não apenas com as informações gerais, mas também com outras referentes à identidade visual do cliente.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V • F
  • B V • F • F • V • V
  • C V • F • F • V • F
  • D F • V • F • F • V
  • E F • F • V • F • V