Questões de Mídia Training (Comunicação Social)

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta uma ação voltada para a preparação de porta-vozes, capacitando-os a lidar com jornalistas e a se relacionar com a imprensa, sobretudo em situações de crise.

  • A mailing
  • B clipping
  • C media training  
  • D follow up
  • E branding

Para melhorar a capacidade de comunicação das fontes com a sociedade por meio da mídia, é comum a realização de um treinamento denominado de mídia (ou media) training. A necessidade e vantagens de se estabelecer vínculos amistosos e produtivos com a mídia nem sempre são facilmente percebidas. Um padrão de convivência denominado beligerante, pode ser caracterizado pela seguinte afirmação:

  • A retração, por achar que a mídia é um problema a evitar, por desconfiança, desinteresse ou insegurança e incompetência comunicativa.
  • B quando se estabelece e qualifica processo de convivência profissional, mesmo tensa com jornalistas.
  • C há uma politização da relação, muitas vezes como fuga das entrevistas.
  • D as fontes buscam a mídia para obter promoção, visibilidade, idealizar uma imagem e fazer jogo de poder.
  • E a mídia é tratada como amiga, mas geralmente de forma velada.
Uma das funções do Assessor de Comunicação é a realização de Media Training, que tem como principal objetivo:
  • A Preparar os trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes.
  • B Orientar os assessorados em suas entrevistas com a imprensa.
  • C Conduzir os dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionários.
  • D Informar os repórteres sobre questões ligadas ao assessorado.

A capacitação de fontes e porta-vozes, chamada de mídia training, é um importante instrumento de comunicação e que tem sido muito requisitado nos últimos anos. Sobre esse serviço, assinale a alternativa correta.

  • A O mídia training é válido para as pautas positivas, quando a assessoria consegue aquela entrevista que vai render para o assessorado, mas não vale para os momentos de crise.
  • B A capacitação enquanto fonte de informação faz o assessorado querer saber com antecedência o que será veiculado na mídia.
  • C Quanto maior o número de porta-vozes habilitados a falar em nome da organização, melhor, pois cada situação pode exigir a seleção de uma determinada fonte.
  • D Compreender o papel da imprensa leva a fonte a estabelecer um vínculo pessoal com o jornalista, o que facilita para emplacar entrevistas e matérias em qualquer oportunidade.
  • E Tendo em vista a falta de tempo dos gestores e demais funcionários das organizações, o treinamento de fontes deverá ser esporádico e unir todos eles, para facilitar o processo de mídia training.

Valendo-se do ensino de técnicas e posturas, além de passar alguns conceitos sobre como se configura a mídia e quais são as circunstâncias que envolvem a relação com jornalistas, trabalha-se para preparar os executivos para atuarem como fontes confiáveis da organização.

Curvello, J. J. Legitimação das assessorias de comunicação nas organizações.

In: Duarte, J. (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia.

São Paulo: Atlas, 2018.


Com a valorização cada vez maior da reputação das fontes, instituiu-se a atividade específica conhecida como media training.


Tornando por base a descrição de Curvello, media training se caracteriza como um treinamento que tem por finalidade:

  • A publicar posicionamentos de crise
  • B memorizar conteúdos de divulgação
  • C evitar perguntas de repórteres nas entrevistas
  • D melhorar processos de mediação com as redações