Questões de Mídia Training (Jornalismo)

Limpar Busca
Uma conhecida rede social esteve no centro de um acirrado debate político global causado pelo vazamento de dados de 50 milhões de usuários norte-americanos, supostamente usados por uma empresa de consultoria para afinar com perfis psicológicos as estratégias de atração de voto de uma campanha eleitoral, em 2016. Alguns países e políticos, onde essa rede é investigada, exigiram explicações de seu criador e dono.
Considerando-se esse contexto e o gerenciamento de crise em redes sociais em casos de vazamento de dados, é correto afirmar que:
  • A O CEO da rede social deve tomar decisões de forma rápida, apurar fatos e fazer contato com os veículos de comunicação, justificando o vazamento de dados.
  • B A rede social deve reconhecer o erro e assumir uma postura transparente no contato com os públicos de interesse, utilizando os recursos produzidos pelo comitê de gestão de crise.
  • C O gerenciamento de crises deve ser adotado como um método por meio do qual se visa o trabalho com as falhas recorrentes, no longo prazo, do processo de gestão de uma rede social.
  • D O comitê de crise da rede social deve providenciar, a cada ocorrência, um processo de gerenciamento da crise para que cada situação de insatisfação possa ser devidamente acompanhada.
  • E O media training é um dos processos anteriores à crise que possibilitam mitigá-las em ambientes com rápida capacidade de multiplicação de informações, como ocorre nas redes sociais.

Alguns termos, usualmente em inglês, fazem parte do dia-a-dia do assessor de comunicação. Escolha as palavras que mais se relacionem com os termos abaixo.


1- Clipping

2- Press Kit

3- Follow-up

4- Media Training


( ) Apresentação

( ) Acompanhamento

( ) Treinamento

( ) Monitoramento


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada4- Media Training

  • A 1, 2, 4, 3
  • B 3, 2, 1, 4
  • C 2, 3, 4, 1
  • D 4, 2, 1, 3

Analise o trecho a seguir:


Em situações de coberturas de eventos pela mídia sobre assuntos que envolvem a organização, o assessor de imprensa deve acessar o __________ a fim de contatar os jornalistas que possam se interessar pela pauta. É importante também fazer um ___________ da entrevista com a fonte da organização, que sirva de orientação e preparo para o encontro com os jornalistas. No dia do evento, cabe ainda ao assessor disponibilizar um __________ que sirva de subsídio ao trabalho dos jornalistas dos veículos.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A mailing – relatório – press kit
  • B comunicado – briefing – release
  • C mailing – plano – release
  • D mailing – briefing – press kit
  • E comunicado – relatório – publieditorial

Acerca das coletivas de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O local da coletiva de imprensa deverá dispor das condições técnicas necessárias para os diferentes veículos, inclusive para a TV, que sempre tem prioridade para fazer perguntas nas entrevistas.
  • B Embora muito valorizadas pelos assessorados de forma geral, as coletivas contrariam a busca jornalística pela exclusividade.
  • C O assessor de imprensa deve avaliar se de fato o tema da coletiva tem relevância e abrangência suficientes que justifiquem a convocação de diversos veículos de comunicação.
  • D É papel do assessor de imprensa preparar a fonte para responder a todo tipo de pergunta, até mesmo as polêmicas e constrangedoras.
  • E Uma alternativa às coletivas, que pode inclusive render mais para o assessorado e para os veículos, são encontros com grupos de jornalistas ou uma sequência de conversas individuais.

O treinamento para as relações com a mídia gira em torno de princípios e comportamentos que, ao longo do tempo, têm apresentado melhores resultados para a imagem pública de uma empresa – mas ninguém pode garantir que atingirão sempre os mais altos objetivos, porque o resultado depende de múltiplos fatores e, também, de elementos individuais que se combinam de forma única em cada situação.

Adaptado de Nogueira, N. Media training: melhorando as relações da empresa

com os jornalistas. São Paulo: Editora de Cultura, 2009.


De acordo com o exposto no texto, o treinamento adequado para as relações com a mídia precisa estar condicionado à seguinte prática:

  • A adoção de modelo teórico
  • B análise de variáveis diferentes
  • C atualização profissional a partir das demandas do mercado
  • D padronização de estratégias a partir de exemplos de eficiência