Questões de Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Cidadania digital para alunos tem tudo a ver com ensiná-los a serem bons administradores do mundo digital. Provavelmente, a maior prioridade é ensiná-los a se proteger. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos principais conceitos para o ensino da cidadania digital.

( ) Acesso digital.
( ) Bem-estar digital.
( ) Etiqueta digital.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – F.
Os recursos tecnológicos e/ou mídias digitais, contribuem para a educação no sentido de possibilitar maior interação entre os grupos, promovem rapidez no acesso às informações, comunicação e conhecimentos, estimulam a apropriação de outras culturas e aumentam a possibilidade de aquisição de novas e diferentes visões de mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
  • A A boa utilização dos recursos tecnológicos e mídias digitais disponíveis, torna os educandos, protagonistas de suas aprendizagens, levando-os à autonomia e independência
  • B Todo recurso tecnológico é seguro e nenhuma criança ou adolescente corre risco em sua utilização
  • C O professor do ensino fundamental ou médio que desejar utilizar as mídias digitais como recurso pedagógico, precisa ter comprovação de formação em informática como garantia do bom ensino
  • D A educação do passado que usava somente os livros didáticos era mais eficaz, pois nenhuma informação que circula nas redes sociais são confiáveis para a aprendizagem
  • E As novas tecnologias de informação e mídias digitais, são apenas ferramentas de aprendizagem

Leia atentamente a tira abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: Disponível em:https://twitter.com/gestaoerh/status/535875175301283841

Acessado em: 22 nov. 2022.


Tendo como base a crítica presente na tirinha acima, é importante salientar que existe uma falha de gestão de processos internos que pode ser sanada, levando em consideração a revisão da gestão

  • A de competência, aliada à gestão de desempenho dos colaboradores do setor para melhor otimização de tempo e produtividade.
  • B de desempenho dos colaboradores, para a escolha da chefia a ser indicada para a condução do trabalho.
  • C de pessoal, para a dispensa de colaboradores que fazem a mesma função, tomando espaços de novos colaboradores eficazes.
  • D do espaço físico dos colaboradores, para não sobrecarregar o setor com colaboradores que não conseguem trabalhar em equipe.
O século XXI é notoriamente digital. Drones, assistente por voz, eletrodomésticos robotizados, fazem parte do cotidiano da atualidade. Ao mesmo tempo, grande parcela da população não tem acesso à internet, não possui notebook para os estudos e por vezes um único celular com internet limitada, circula entre os membros da família seguindo rodízio de acordo a emergência de cada um. Vimos que essa situação se tornou rotineira desde o período pandêmico. Com base nessa reflexão, pensar o papel da escola no mundo da conectividade é fundamental para os dias atuais e futuros.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As escolas públicas estaduais e municipais ainda não utilizam as tecnologias e mídias digitais como recurso pedagógico. ( ) A escola não é mais o único lugar para aquisição de conhecimento e informação. ( ) A geração chamada Millennials tem menos habilidades com as tecnologias digitais em relação à geração chamada Alpha. ( ) As tecnologias de informação e comunicação, estão alterando a relação entre o aprender e o ensinar podendo melhorar de forma significativa o processo educacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - F - V - F
  • B F - V - V - V
  • C V - V - F - F
  • D F - F - F - V
  • E V - V - V - V

Transformações no uso de Tecnologias Educacionais

    Em um mundo de automação, transformação de negócios e obsolescência contínua de habilidades, as organizações já perceberam que fornecer uma experiência de aprendizagem digital atraente é fundamental para o sucesso do negócio.

    De fato, as pessoas e as empresas tentam aplicar a tecnologia à aprendizagem corporativa há décadas. Das fitas cassetes de vídeo original para os CDROMs e do e-learning para o YouTube, passamos por uma rápida mudança na capacitação e na formação em tecnologia. A "aprendizagem digital" de hoje não significa simplesmente produzir vídeos fáceis de ver no seu telefone; significa "levar a aprendizagem onde os funcionários estão". Em outras palavras, essa nova era não é apenas uma mudança nas ferramentas; é uma mudança em direção ao design centrado nas pessoas. Assim como usamos aplicativos como o Uber para facilitar nossa mobilidade, o propósito é que a aprendizagem seja igualmente fácil, simples e agradável, e, ainda, considerando a jornada de trabalho dos colaboradores, que se integre ao fluxo de atividades profissionais.

Desde os primórdios, a educação corporativa se beneficia das mídias e tecnologias para cumprir seu papel na disseminação do conhecimento e da informação - primeiro com a mídia impressa, depois com fitas de vídeo e então com todo o rol de soluções eletrônicas.

    Fonte: FILATRO, A; CAVALCANTI, C. C.; JUNIOR, D. P. A; NOGUEIRA, O. DI 4.0: inovações na educação corporativa. São Paulo: Saraiva Uni, 2019, p. 88


Sobre a ação da tecnologia na atualidade, é possível inferir que a tecnologia, especialmente, tem como função

  • A demostrar o quanto as pessoas precisam interagir com a tecnologia no trabalho.
  • B facilitar a aprendizagem e torná-la aprazível e colaborativa no trabalho.
  • C produzir novas tecnologias e evoluir competências de auxílio no trabalho.
  • D ser uma nova ferramenta para a melhor compreensão do trabalho.