Questões de Mobilidade (Arquitetura)

Limpar Busca

Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta um dos princípios do urbanismo racionalista:

  • A Mudar a concepção original da rua para que ela possa atender a mais tipos de transportes.
  • B Intensificar os congestionamentos urbanos em vias principais.
  • C Eliminar as demandas de circulação e congestionamento da periferia urbana.
  • D Reduzir as áreas de superfícies verdes assegurando a higiene e a salubridade nas cidades.
  • E Diminuir a densidade do centro, facilitando as comunicações e os negócios.

O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para as pessoas portadoras de deficiência ou com_____________.
Marque a alternativa CORRETA que completa o espaço acima.

  • A inatividade
  • B mobilidade reduzida
  • C perca auditiva
  • D estagnação
A calçada pode ser dividida em três faixas de uso: as faixas de serviço, onde são instalados canteiros, árvores, postes, iluminação, sinalização e mobiliários; as faixas livres destinadas exclusivamente à circulação de pedestres e a faixa de acesso destinadas a passagem da área pública para o lote, viável apenas em calçadas com largura superior a 2,00m (metros). Assinale a alternativa que apresenta a largura mínima recomendada pela Norma Brasileira NBR9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos para as duas primeiras faixas.
  • A Faixa de serviço 0,80 m (metro) e faixa livre de 1,50m
  • B Faixa de serviço 0,90 m (metro) e faixa livre de 1,20m
  • C Faixa de serviço 0,80 m (metro) e faixa livre de 1,20m
  • D Faixa de serviço 0,70 m (metro) e faixa livre de 1,20m

MASCARÓ e MASCARÓ classificam os recintos urbanos em duas grandes categorias. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo: I. São classificados como recintos para circular os destinados ao trânsito de veículos, pedestres ou ambos, sendo espaços lineares e contínuos; e recintos de permanência, que têm configuração espacial descontínua, usados, preferencialmente, por pedestres, compõem o conjunto de espaços abertos como praças, lagos e parques. II. Para cada um dos recintos, os critérios de localização de vegetação são semelhantes, pois devem ser integrados ao desenho urbano a fim de facilitar a legibilidade e a compreensão da malha urbana pelo usuário. III. Em todos os casos, a localização das árvores deve priorizar o usuário, promover a facilidade de movimentação e evitar a criação de barreiras e obstáculos. Está(ão) CORRETO(S):

  • A Somente o item I.
  • B Somente o item II.
  • C Somente os itens I e III.
  • D Somente os itens II e III.
  • E Todos os itens.

As cidades são configuradas pelo movimento tanto quanto pelas edificações e são, naturalmente, uma preocupação para os urbanistas. WATERMAN afirma que o movimento inclui transporte de bens, distribuição de serviços e deslocamentos humanos em seus bairros e entre eles na cidade, e que o caráter de um espaço urbano pode ser determinado por tipos, maneiras e velocidades de fluxos em seu interior. Os métodos de deslocamento são conhecidos como modais de transporte, como caminhar, pedalar, dirigir ou usar o transporte público. A facilidade do trânsito é fundamental para um bom desenho urbano. Sobre esse assunto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (_) O movimento tem um profundo efeito sobre a forma urbana e, muitas vezes, esse efeito não é gradual, mas explosivo, já que grandes mudanças nos espaços urbanos são provocadas por inovações tecnológicas nos meios de transporte. (_) A rapidez de deslocamento afeta a experiência e a percepção da paisagem ao longo de um trajeto, até mesmo no nível do bairro, pois as leituras dos ambientes podem ser radicalmente diferentes dependendo da velocidade, do devagar ou do rápido. (_) As modalidades de transporte se referem aos diferentes tipos de transportes, tanto em termos de veículos quanto da infraestrutura disponíveis para levar passageiros ou cargas. Na integração entre ônibus e trem, da superfície rodoviária se passa para os trilhos, trocando a modalidade de transporte. Viver em ambientes urbanos muito populosos exige o transporte de massa, público e redes de transporte individual alternativas, e encontrar o equilíbrio certo entre as duas exige a compreensão das diversas escalas da cidade e dos usuários do espaço. 

  • A E - E - E.
  • B C - C - E.
  • C C - E - E.
  • D E - C - E.
  • E C - C - C.