Questões de Mobilidade Urbana (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Dentre as pesquisas de tráfego existentes, a pesquisa de velocidade pontual tem como objetivo determinar a velocidade do veículo no instante que ele passa por um determinado ponto ou seção da via. Segundo o DNIT, este tipo de velocidade é fundamental na engenharia de tráfego para a análise das condições de segurança na circulação.
Um dos métodos utilizados para essa pesquisa consiste no emprego de um cronometro na medição do tempo que um veículo demora para transpor um trecho determinado, geralmente de 30 a 100 metros de comprimento. Além da escolha da seção de cronometragem e definição dos procedimentos em campo, a determinação do período de pesquisa é fundamental. Leia o texto abaixo. 
“Se o objetivo for identificar as velocidades que os motoristas julgam adequadas às condições geométricas, de tráfego e ambientais existentes, deve ser escolhido horário ______, em que os fluxos são ______ e ocorrem as velocidades ‘livres’. A duração da pesquisa é variável, em função do interesse do estudo e da amostra desejada. Normalmente, ______ de pesquisa, em um determinado horário, é suficiente para caracterizar o local, mas esta amostra pode ser aumentada de acordo com as necessidades: pode-se obter uma média semanal de determinado horário ou a variação horária de velocidade pontual num determinado local, etc.”
(Brasil. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenação Geral de Estudos e Pesquisa. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de estudos de tráfego. - Rio de Janeiro, 2006. 384 p.)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A fora de pico / baixos / um dia
  • B fora de pico / baixos / um mês
  • C de pico / altos / um dia
  • D de pico / altos / um mês

O modelo de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) conduz à criação de comunidades urbanas. Aponte uma das estratégias de desenho urbano DOTS referente à mobilidade não motorizada, na escala de interbairros.

  • A Assegura uma rede de rotas cicloviárias que interligue os centros de bairro entre si, das origens aos destinos-chave para a comunidade.
  • B Tem caminhos para pedestres e para ciclistas no acesso às moradias, onde não seja possível construir vias para garantir a privacidade das residências.
  • C Garante que os caminhos de pedestres e de ciclistas sejam exclusivamente para uso recreativo no contexto da comunidade.
  • D Seleciona ruas estratégicas dos centros de bairro para convertê-las em vias arteriais para uso compartilhado entre pedestres, veículo motorizados e não motorizados.
  • E Define rotas diretas e indiretas planejadas em conjunto com as autoridades locais para permitir a escolha entre o mais curto e o mais longo caminho pelo pedestre.
Considerando as diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana apresentados na Lei nº 12.587/2012, o planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade deverão contemplar, EXCETO
  • A a identificação clara e transparente dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • B a identificação dos meios financeiros e institucionais que asseguram sua implantação e execução.
  • C a prioridade de execução do sistema de mobilidade com o menor custo de implantação.
  • D a formulação e a implantação dos mecanismos de monitoramento e avaliação sistemáticos e permanentes dos objetivos estabelecidos.
  • E a definição de metas de atendimento e universalização da oferta de transporte público coletivo, monitorados por indicadores preestabelecidos.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana, possui alguns princípios da nova visão de mobilidade urbana no Brasil. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  • A Essa política objetiva desenvolver mais meios motorizados de transporte.
  • B Essa política objetiva priorizar o transporte individual no sistema viário.
  • C O transporte hidroviário não é considerado um tipo de transporte em nenhuma cidade brasileira.
  • D Essa política objetiva aumentar a necessidade de viagens motorizadas.
  • E Essa política objetiva proporcionar mobilidade às pessoas com deficiência e restrição de mobilidade.
Sobre a Lei nº 12.587/2012, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Em municípios com mais de ____________ e em todos aqueles que integrem regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas com população total superior a ______________, deverá ser elaborado e aprovado o Plano de Mobilidade Urbana, integrado e compatível com os seus planos diretores e, quando couber, com os planos de desenvolvimento urbano integrado e com os planos metropolitanos de transporte e mobilidade urbana.
  • A quinze mil habitantes / cinquenta mil habitantes
  • B quinze mil habitantes / quinhentos mil habitantes
  • C vinte mil habitantes / quinhentos mil habitantes
  • D vinte mil habitantes / um milhão de habitantes
  • E cinquenta mil habitantes / um milhão de habitantes