Questões de Modalidades da Avaliação (Pedagogia)

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Sobre os tipos de avaliação e seus propósitos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Avaliação Diagnóstica.
2. Avaliação Formativa.
3. Avaliação Somativa.
Coluna 2

( ) Verificar a presença de pré-requisitos para novas aprendizagens, detectar dificuldades específicas de aprendizagem, tentando identificar suas causas.
( ) Classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos.
( ) Constatar se os objetivos estabelecidos foram alcançados pelos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 1 – 2.

Assinale a opção que contém uma limitação atribuída à avaliação classificatória por parte dos que se dedicam a analisá-la de forma crítica.

  • A A avaliação classificatória contribui para que o aprendiz tome consciência dos seus limites. 
  • B A avaliação classificatória contribui para que o aprendiz tome consciência dos seus acertos.
  • C Nos processos de ensino-aprendizagem, a avaliação classificatória muitas vezes se concentra exclusivamente na atribuição de nota ou conceito e na decisão de aprovar ou reprovar os estudantes.
  • D A avaliação classificatória contribui para que o aprendiz perceba suas possibilidades.
  • E A avaliação classificatória contribui para que o aprendiz se prepare para outras aprendizagens. 

A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhoria da aprendizagem. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a avaliação que não cumpre esse propósito.

  • A avaliação mediadora, que possibilita investigar, mediar e, principalmente, dar subsídios para o professor atribuir notas ou conceitos
  • B avaliação educacional, enquanto relação dialógica, que concebe o conhecimento como apropriação do saber pelo aluno
  • C avaliação da qualidade da prática pedagógica do professor, um parâmetro da práxis educativa
  • D qualquer forma de avaliação ou de instrumento, e não apenas a prova do fim do bimestre como grande nota absoluta
  • E avaliação do nível qualitativo do trabalho escolar do professor e do aluno
A avaliação pode assumir muitas formas e pode-se dizer que quanto maior o número de instrumentos, mais justa será para o aluno, sendo que sua arte envolve diversos tipos de atividades. O que não se pode perder de vista é que a coisa mais importante para os alunos é avaliar o trabalho deles. Em última análise, a avaliação que fazemos é que determina seus diplomas, sua carreira. Na última década, muitos profissionais da educação foram sobrecarregados em relação à avaliação à medida que trabalhamos com números cada vez maiores de alunos, que são ainda mais diferentes entre si, inclusive na educação a distância. São consideradas características prevalentes no processo de avaliação na educação a distância, EXCETO:
  • A Ênfase em tecnologias que estimulem a ambientação e o apoio socioafetivo.
  • B Adoção e consequente valoração de uma navegação por hipertexto dentro do contexto da internet.
  • C Previsão de contínuo e permanente apoio ao estudante, com frequentes feedbacks, no contexto formativo da avaliação.
  • D A avaliação precisa ser processada com vários instrumentos orientados por objetivos e metas, com ênfase na função somativa.
  • E A autoavaliação, a coavaliação e a heteroavaliação se complementam para o desenvolvimento da avaliação da aprendizagem.

“Verificamos assim que conceitos como o de avaliação formativa e mesmo o de pedagogia para a maestria surgem no âmbito dos desenvolvimentos teóricos do behaviorismo e são posteriormente integrados nos quadros conceituais de outras perspectivas teóricas, como a família de perspectivas que se abriga sob o chapéu do cognitivismo. Essa família, em muitos casos, assumiu e integrou contributos da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia Social, o que lhe permitiu dar outra profundidade e densidade àqueles conceitos. Na verdade, são múltiplas as diferenças de entendimento entre behavioristas e construtivistas acerca da avaliação formativa. Os primeiros usam-na mais frequentemente na análise de resultados, em um quadro de definição de objetivos muito específicos (comportamentais) e de tarefas que testam cada um desses objetivos, ao passo que os segundos utilizam-na mais na análise dos processos de aprendizagem dos alunos em um quadro de definição mais abrangente e integrada de objetivos e de tarefas que avaliam um leque mais amplo e integrado de saberes.”
FERNANDES, Domingos. Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas. In: ______. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora da Unesp, 2009, p. 49-50.
O excerto exemplifica características de uma determinada fase que marca a história da avaliação da aprendizagem. Segundo o raciocínio expresso, é correto afirmar:

  • A A pedagogia para a maestria, apoiada sobre uma base construtivista, implica o fim da exclusividade do processo avaliativo nas mãos dos docentes, sugerindo que este seja partilhado com os(as) alunos(as) e outros atores da comunidade escolar e realizado a partir de uma variedade de estratégias, técnica e instrumentos de avaliação.
  • B A Sociologia, a Antropologia e a Psicologia Social são ciências que atuaram decisivamente para o surgimento da avaliação formativa e da pedagogia para a maestria. O quadro abrangente e multifacetado pelo qual se expressa a avaliação formativa decorre diretamente da incorporação das três ciências assinaladas no texto.
  • C A análise dos processos de aprendizagem dos(as) alunos(as) em um quadro de definição mais abrangente e integrada de objetivos e de tarefas que avaliam um leque mais amplo e integrado de saberes, oriunda do desenvolvimento da pesquisa educacional de corte behaviorista, aproximou a avaliação de professores(as) e dos sistemas educacionais das teses construtivistas.
  • D Conforme a vertente behaviorista da avaliação da aprendizagem a avaliação formativa possuía um papel crucial nas ações didáticas que o professor deveria empreender como resultado das eventuais dificuldades de aprendizagem dos(as) alunos(as). Nesse sentido, tanto conceitos como o de avaliação formativa quanto o de pedagogia para a maestria emergem na esteira dos desenvolvimentos teóricos do behaviorismo, tendo sido mais tarde integrados em quadros conceituais de outras perspectivas teóricas.
  • E Ao longo de seu desenvolvimento a avaliação da aprendizagem foi se tornando mais complexa e sofisticada, aprimorando suas estratégias, técnicas e instrumentos. Tal aprimoramento foi possível devido à flexibilização dos parâmetros avaliativos incentivada e levada a cabo pela geração de avaliação conhecida como “geração da medida”, distinguida pelo papel preponderante que assinalava a necessidade de formulação de juízos de valor acerca dos objetos de avaliação.